Tudo o que você precisa saber sobre cadeira de dentista

Caso você esteja pensando em montar ou renovar um consultório odontológico, um dos principais pontos em que precisa ter atenção é com a cadeira de dentista.

A peça é fundamental para que os atendimentos prestados aos pacientes tenham qualidade, bem como haja conforto a eles e aos profissionais que realizam as operações.

Ao escolher uma cadeira de dentista, é fundamental que sejam considerados fatores como custo, qualidade, ergonomia, suporte técnico, manutenção, acessórios disponíveis etc.

Reunimos alguns dos principais questionamentos sobre isso, formando um guia com tudo o que você precisa saber sobre a cadeira de dentista. Veja, abaixo!

Como surgiu a cadeira de dentista?

A cadeira odontológica mais antiga que se tem conhecimento foi usada nos Estados Unidos, por Josias Flagg, entre os anos de 1790 e 1812.

Essa cadeira era muito diferente dos modelos que conhecemos hoje! Ela era feita de madeira e tinha um almofadado para a cabeça e apoio para os braços do paciente.

Basicamente, podemos dizer que o móvel usado por Flagg lembra muito mais uma cadeira de barbeiro do que as usadas atualmente por dentistas.

Os modelos mais similares aos que conhecemos atualmente surgiram na década de 1930, quando as cadeiras odontológicas começaram a ser industrializadas.

Anos mais tarde, na década de 1970, as cadeiras ganharam mesas e aparelhos auxiliares, como podemos ver até os dias de hoje nos consultórios odontológicos.

Qual é a importância da cadeira de dentista?

A cadeira odontológica é importante para que o paciente possa permanecer em uma posição confortável enquanto o dentista realiza as consultas, tratamentos e cirurgias.

Já para o dentista, é importante que a cadeira preste o suporte necessário, oferecendo uma boa iluminação, regulagem de altura e outras funcionalidades.

Dessa forma, o profissional consegue realizar as suas atividades mais facilmente e presta um atendimento de qualidade aos pacientes. 

Quais são os principais modelos de cadeira de dentista do mercado?

Atualmente, encontram-se no mercado três principais modelos de cadeira de dentista. A seguir, veja quais são elas:

Cadeira odontológica semiautomática

A cadeira de dentista semiautomática conta com um controle de subida e descida do equipamento.

Dessa forma, o dentista pode fazer o ajuste da altura, de acordo com a necessidade de cada procedimento.

Cadeira odontológica automática

Na cadeira odontológica automática, além do controle de subida e descida do equipamento, o dentista também pode regular o encosto.

De tal maneira, mais conforto é proporcionado ao paciente, o que contribui para que as pessoas mantenham uma boa ergonomia ao realizar tratamentos odontológicos.

cadeira de dentista

Cadeira odontológica automática com volta zero

Ainda mais modernas, as cadeiras odontológicas automáticas com volta zero contam com o controle de subida e descida automático, regulagem do encosto, e botão de posição supina e volta zero.

Para acionar a volta zero, basta que o dentista dê um único toque no dispositivo. Isso é muito útil para evitar problemas de regulagem. 

Qual é o preço de uma cadeira odontológica?

Os preços das cadeiras odontológicas variam muito de acordo com a marca, o tipo e os modelos escolhidos.

As opções mais simples e baratas encontradas no mercado ficam em torno de R$ 2.000. Já os modelos mais caros e com mais equipamentos acoplados podem chegar a um valor superior a R$ 150.000.

Como funciona uma cadeira de dentista?

O funcionamento da cadeira de dentista varia de acordo com o modelo e a marca escolhida.

Porém, na maioria dos casos, as cadeiras possuem dispositivos acoplados, como pedais, para que os comandos sejam acionados.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário