Radiografia de Waters: o que é, para que serve e como funciona?

A radiografia de Waters, também conhecida como raio-X dos seios da face, é um exame muito solicitado por médicos e dentistas.

Isso acontece porque o exame é de simples realização e permite o diagnóstico de várias doenças e condições, como fraturas e sinusite.

Para que pacientes e profissionais saibam mais sobre a radiografia de Waters, preparamos este artigo. Leia os tópicos a seguir e tire as suas dúvidas!

O que é a radiografia de Waters?

A radiografia de Waters é um exame de imagem usado para visualizar o interior dos seios da face do paciente. A partir dele, pode-se analisar os paranasais, os etmoidais e os maxilares, no sentido póstero-anterior.

Entre as regiões da cabeça que a radiografia de Waters possibilita identificar, estão o seio frontal, as órbitas, as fossas nasais, o septo nasal, o osso zigomático e o rebordo infraorbitário.

Além disso, o raio-X dos seios da face também possibilita a análise completa dos maxilares e do esfenoidal.

O nome radiografia de Waters é uma homenagem ao cientista James Waters, que desenvolveu a técnica e realizou estudos para implementá-la na odontologia.

Para que é indicada a radiografia de Waters?

A radiografia de Waters é solicitada por médicos e dentistas para casos em que é necessário realizar:

  • A análise de sinusites maxilares;
  • A localização de corpos estranhos no seio maxilar;
  • A possibilidade de dentes inclusos ou fragmentos de raízes no seio maxilar;
  • Identificação de fraturas na região da maxila;
  • Identificação de áreas patológicas;
  • Entre outros casos.

A indicação do exame deve ser feita sempre por um cirurgião-dentista ou médico. Já a realização ocorre em clínicas de radiologia.

Em alguns casos, além desse exame, o dentista pode solicitar o registro de outras imagens, com o objetivo de ter uma visão maior do caso de cada paciente e propor o tratamento mais recomendado em cada situação.

radiografia de waters

Como é feito o raio-X dos seios da face?

A realização da radiografia de Waters é bastante simples. Para fazer o exame, o técnico em radiologia precisa se posicionar perpendicularmente ao plano horizontal, com o queixo encostado no sensor radiográfico.

Para que a imagem tenha qualidade, recomenda-se que a ponta do nariz fique de 1,5 cm a 4 cm afastada da superfície. Dessa maneira, evita-se a sobreposição da porção petrosa do osso temporal sobre os seios maxilares.

Ao realizar o exame, um feixe de raios-X é direcionado de forma perpendicular, por trás da cabeça do paciente. Assim, gera-se a imagem, que serve para diagnosticar as situações descritas anteriormente.

Para realizar o exame, o paciente precisa tirar brincos, piercings e outros acessórios que utilize no rosto. Também é necessário utilizar um colete de chumbo, caso seja indicado pelo técnico em radiologia que estiver coletando as imagens.

Quais são as radiografias extrabucais?

O raio-X dos seios da face é um exemplo de radiografia extrabucal, ou seja, que coleta as imagens de fora da boca.

Além da radiografia de Waters, encaixam-se nessa categoria:

  • A radiografia panorâmica;
  • A telerradiografia lateral;
  • A telerradiografia frontal;
  • O axial de Hirtz;
  • A radiografia do seio frontal;
  • A radiografia da mandíbula; e
  • A radiografia Carpal.

O dentista deve indicar os exames, de acordo com o que julgar necessário para realizar o diagnóstico ou planejar o tratamento dos seus pacientes.

Quanto custa uma radiografia extrabucal?

Os custos das radiografias extrabucais podem variar de acordo com a localidade, o perfil da clínica e as indicações dos dentistas.

Porém, há uma estimativa de que o valor fique entre R$ 60 e R$ 120. Por isso, desconfie se o preço for muito mais barato ou muito mais caro do que isso.

Conseguimos esclarecer as suas dúvidas sobre a radiografia de Waters? Ao compreender sobre exame, fica mais fácil para os dentistas realizarem diagnósticos e para os pacientes saberem como o trabalho funciona.

A DVI Radiologia Odontológica é a maior rede de clínicas desse segmento no país. A nossa cultura de gestão e a excelência no atendimento aos pacientes e profissionais têm se tornado um grande diferencial.

Por isso, se você precisa realizar uma radiografia de Waters ou outros exames de imagem, não deixe de acessar o nosso site e saber mais sobre os nossos serviços! Teremos satisfação em atendê-lo!

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário