Como aumentar a rentabilidade atendendo por planos de saúde?

Você já pensou em atender por convênios? Muitos profissionais de Odontologia não cogitam essa possibilidade. Além de um pagamento muito baixo por consulta, as operadoras costumam marcar diversos atendimentos em um mesmo dia, deixando o tempo por paciente extremamente curto e mal aproveitado. Mas é possível sim aumentar a rentabilidade atendendo via planos de saúde.

Aqui, o importante é se tornar conhecido em meio ao público. Sendo um profissional iniciante, por exemplo, as operadoras de planos de saúde permitem o atendimento de clientes de diversas regiões e com problemas variados. Além disso, você terá um grande auxílio com a gestão do seu público e do consultório.

Até mesmo para quem já tem um nome no mercado, trabalhar com um plano de saúde pode aumentar a rentabilidade e renovar a carteira de clientes. Você, no entanto, deve saber como aproveitar esse momento.

Neste post, vamos mostrar a você como é possível aumentar a rentabilidade do consultório atendendo a pacientes de planos de saúde. Confira!

Como aumentar a rentabilidade atendendo por planos de saúde?

1. Aproveite o momento para se tornar conhecido

Quando você está começando a carreira em Odontologia, precisa construir sua reputação entre o público. O atendimento via plano de saúde, embora não traga tanta rentabilidade em um primeiro momento, é mais em conta para o paciente. Portanto, você vai ter a oportunidade de atender e, claro, ficar conhecido entre muitos clientes.

Nesse momento, aproveite para se tornar conhecido. Faça um excelente trabalho, tenha a humanização sempre em primeiro lugar e, ofereça bons materiais e recursos no seu consultório. Assim, quando você perceber que é hora de atender apenas a pacientes particulares, grande parte dos seus pacientes continuarão o tratamento, mesmo sem a cobertura do plano.

Outro ponto é que muitos planos não oferecem uma grande cobertura — a maior parte não cobre aparelhos ortodônticos, por exemplo. Então, na hora em que um paciente precisar utilizá-lo, provavelmente vai continuar com você, mas pagando o tratamento por fora. Isso, é claro, se vocês construírem uma relação de confiança e credibilidade.

2. Criar um processo seguro

Um dos grandes problemas de aderir ao atendimento por planos de saúde é a burocracia. Portanto, saber lidar com ela é essencial para aumentar a rentabilidade no final do mês.

As operadoras vivem caçando falhas para não repassar o valor ao profissional. Portanto, antes de tudo, leia atentamente todas as especificações que possam fazer com que você perca o valor da consulta. Faça um checklist para analisar tudo corretamente e evitar esse tipo de problema.

Como aumentar a rentabilidade atendendo por planos de saúde

3. Faça marketing para atrair e fidelizar pacientes

O marketing é uma excelente estratégia para aumentar e fidelizar pacientes. No entanto, muitos odontologistas não investem em numa boa apresentação, conforto e cartão de visitas, por exemplo. Usando técnicas simples e eficazes, você vai ser lembrado toda vez que seu paciente precisar de um auxílio odontológico — mesmo que o plano não ofereça cobertura.

Veja algumas dicas de marketing para aumentar a rentabilidade, mesmo com planos de saúde:

  • Cartão de visitas: o marketing já começa na sua apresentação. Tenha um cartão de visitas, que será entregue a novos pacientes, a quem veio fazer orçamentos, em congressos, palestras e até reuniões informais. 
  • Planejamento: um plano de marketing permite que você conheça seu público-alvo, sua concorrência e até os objetivos da clínica. O que você deseja alcançar com seu consultório?
  • E-mail marketing: é uma forma de manter contato e fidelizar tanto pessoas que ainda não tiveram uma consulta quanto aqueles que já passaram pelo seu consultório. Os e-mails marketing podem contar com novos tratamentos, novidades na Odontologia e felicitações em datas sazonais, como aniversário e Natal.
  • Redes sociais: aproveite as mídias sociais para criar uma página e entrar em contato com o público. No Facebook, por exemplo, use imagens chamativas e esclareça dúvidas sobre escovação dos dentes, uso do fio dental, visitas ao odontologista, necessidade de aparelho ortodôntico, novas tecnologias para o paciente e muito mais.
  • Site: o site é o seu cartão de visitas virtual, o seu endereço oficial na internet. Lá pode constar seu currículo, tratamentos disponíveis, redes sociais, endereço físico do seu consultório e outras formas de contato.
  • Blog: é uma estratégia para que você se torne autoridade no segmento de Odontologia até mesmo para pacientes distantes do seu consultório. Com textos esclarecedores e uso de palavras-chave, você poderá ser encontrado em uma pesquisa no Google por usuários de todo o País.

4. Terceirize alguns serviços

Nem todos os serviços de Odontologia precisam ser feitos pelo seu consultório. Os de Radiologia, por exemplo, exigem espaço, especialização e tecnologia, para que o paciente tenha conforto e você tenha precisão nos diagnósticos. 

Se você estiver começando, obter espaço para equipamentos de Radiologia Odontológica pode ser um pouco complicado. Além disso, a tecnologia analógica perde cada vez mais espaço para a digital, que oferece conforto, precisão e sustentabilidade. 

Terceirizar o serviço de Radiologia Odontológica permite que você ofereça:

  • tecnologia: um bom serviço trabalha com radiologia digital e escaneamento intraoral, que proporcionam imagens mais precisas e detalhadas. Tanto a radiografia 2D quanto a 3D aumentam consideravelmente de qualidade;
  • conforto: serviços que trabalham com tecnologia digital permitem a captura de imagens com muito mais rapidez e sem a necessidade de moldeiras. Em questão de um minuto ou até menos, o responsável técnico obtém imagens de toda a arcada dentária, sem que o paciente precise ficar com a boca aberta por muito tempo e, consequentemente, sinta náuseas;
  • opiniões: o especialista edita as imagens e manda o laudo com comentários. Você terá uma outra visão sobre os objetos observados;
  • rapidez: dependendo do exame, o paciente pode pegar os exames no mesmo dia ou no seguinte;
  • compartilhamento e digitalização: os exames são feitos digitalmente e compartilhados na nuvem. Você, profissional, pode visualizá-los quando quiser — basta ter uma conexão à internet;
  • segurança: você obtém imagens em, no máximo, um minuto. Isso diminui a exposição tanto do paciente quanto do profissional aos raios-X;
  • sustentabilidade: não será necessário imprimir os arquivos. Portanto, serão menos agentes tóxicos jogados no solo (como a prata, extremamente poluente) e uso da chapa também se diminuirá de forma considerável.

Como você viu, é possível sim aumentar a rentabilidade do seu consultório atendendo a planos de saúde. No entanto, é preciso ter estratégia. Confira agora 8 dicas de marketing para Odontologia que farão toda a diferença na sua rotina.

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