A perda de clientes é um problema sério para qualquer negócio, incluindo as clínicas de Odontologia. A má prestação de serviços ? desde a recepção até a entrega ? é o principal motivo para a evasão de pacientes, seguido pelo fator preço. Atendimento humanizado, estrutura de ponta, profissionais capacitados e, principalmente, diagnósticos odontológicos precisos são fatores que podem reter pacientes no seu consultório.
Quando a qualidade e a confiança estão presentes, seu público não tem motivos para procurar a concorrência. Você tem percebido a queda do número de pacientes no consultório? Quer saber o que fazer para evitar essa evasão? Descubra como diagnósticos odontológicos precisos podem te ajudar reter seu público:
Como reter pacientes com diagnósticos odontológicos precisos?
Trabalhe com radiologia digital
Chega de imagens impossíveis de analisar: a radiologia digital veio para trazer mais qualidade aos exames, segurança e, consequentemente, diagnósticos odontológicos mais precisos.
Hoje, um dos principais recursos inovadores para consultórios odontológicos é a telerradiologia. Depois que o odontologista realiza o exame, ele envia o arquivo e a anamnese para o centro de radiologia. Lá, uma equipe de profissionais fará a análise do material e providenciará a emissão do parecer clínico e do laudo radiográfico.
Como os diagnósticos odontológicos feitos dessa forma são muito mais precisos e o resultado sai com mais rapidez, os pacientes percebem mais qualidade no serviço e tendem permanecer fiéis à clínica.
Seja parceiro de profissionais especializados
De nada adianta contar com recursos de ponta se não houver especialistas por trás do laudo e do parecer clínico. A telerradiologia permite que até clínicas odontológicas menores trabalhem em parceria com radiologistas que têm muita experiência e perícia nesse tipo de exame.
É importante terceirizar esse serviço com uma empresa que tenha tradição no mercado, oferecendo tecnologia de ponta e, principalmente, que conte com um corpo clínico extremamente qualificado.
Conte com a opinião do paciente
A soma das tecnologias CAD/CAM e DSD traz vantagens para sua clínica, que vão além dos diagnósticos odontológicos. Após fotografar a arcada dentária e começar a modelar digitalmente a prótese, você conta com a opinião do paciente para saber se aquele resultado é o desejado por ele.
Essa parceria entre profissional e cliente traz resultados muito mais eficazes e, consequentemente, gera a retenção do público.
Forme uma equipe multidisciplinar
A multidisciplinaridade da Odontologia é excelente para trazer diagnósticos odontológicos mais precisos e tratamentos eficazes. Ortodontia, cirurgia, dentística restauradora, odontopediatria e periondontia são algumas das especialidades que podem se unir para melhor atender o paciente.
Nem sempre você terá o domínio sobre determinada patologia do seu paciente. Contar com profissionais de diferentes especializações tornará sua clínica muito mais relevante para seu público, já que ele poderá fazer inúmeros procedimentos em um mesmo local.
Além disso, uma equipe multidisciplinar especializada traz credibilidade e destaca o seu consultório em relação à concorrência.
Ofereça um atendimento humanizado
A qualidade do seu serviço é influenciada pela empatia que você tem pelo paciente. Ninguém quer ir a uma clínica na qual não se sinta acolhido e respeitado.
A humanização do atendimento pode ser percebida desde a estrutura da sala de espera (revistas, televisão, bebedouro, café, profissionais da recepção) até no relacionamento de todos os profissionais com seus pacientes.
Explique os procedimentos com detalhes
O medo que muitos pacientes sentem do consultório odontológico vem do desconhecimento sobre o trabalho realizado. Detalhar de forma didática o problema, sua causa, a consequência de não tratá-lo e o tratamento mais adequado é uma forma de demonstrar que você domina o assunto e que não subestima a inteligência de seu público.
Explicar também sobre os exames solicitados é deixar o cliente mais tranquilo. Quando ele perceber que as ferramentas utilizadas geram muito menos desconforto e oferecem resultados mais precisos, ficará mais tranquilo. Assim, ele conseguirá relaxar, o que vai proporcionar imagens melhores e diagnósticos odontológicos mais corretos.
Construa uma marca forte
Por fim, invista na sua marca para fidelizar seus pacientes e atrair novos clientes. Mantenha campanhas de marketing nas redes sociais para divulgar a qualidade dos seus diagnósticos odontológicos, a tecnologia de ponta utilizado nos exames e a ótima relação entre profissionais e público na sua clínica.
Tenha também uma lista de e-mails de seus pacientes para enviar newsletters com novos tratamentos, oferecer descontos e perguntar se já não é a hora de marcar uma consulta de revisão. Esse contato constante estreita laços e deixa sua marca na mente e no coração do paciente.
A percepção de qualidade dos consumidores é fator decisivo para reter e fidelizar clientes, e oferecer diagnósticos odontológicos precisos é essencial para que isso aconteça. No entanto, a qualidade nos resultados deve estar alinhada a um atendimento humanizado, com profissionais capacitados e em uma estrutura acolhedora. Assim, seu paciente sempre não verá motivos para procurar outros profissionais.
Gostou de saber como os diagnósticos odontológicos podem evitar a evasão de pacientes? Como você viu, a tecnologia é um fator-chave nesse trabalho de retenção. Confira como a Odontologia Digital vai transformar seu consultório!