Por que os dentistas precisam de atenção quando exaltam a importância do fio dental aos seus pacientes?
Desde que aprendemos sobre a saúde bucal, quando ainda éramos muito pequenos, dentistas sempre exaltaram a importância do uso do fio dental no dia-a-dia. Quando questionados se a “escovação diária não basta”, a resposta é a mesma: “não”.
E você sabe por quê?
Há lugares na nossa boca que são inatingíveis com a escova dental e que são de fácil acesso quando utilizamos o fio dental.
O que vai mudar no meu cotidiano com o fio dental?
Além de poder eliminar resíduos que não atingíveis com a escova, o fio dental também diminuirá consideravelmente o sangramento na área gengival, melhorando dessa forma a saúde da mesma.
É melhor utilizar o fio dental antes ou depois da escovação?
Para uma higienização mais completa, o ideal é utilizá-lo antes da escovação, já que primeiro você removerá os resíduos que ficam entre os dentes, para depois reforçar a saída deles com a escovação. Para finalizar, indica-se o bochecho.
O uso do fio dental poderá garantir a minha saúde bucal?
Sim, claro. Com uma higiene bucal adequada, não apenas com a utilização do fio dental, você conservará a força dos seus dentes e não correrá o risco de, por exemplo, ser obrigado a utilizar dentadura no futuro.
Não importa se você ainda não tem o hábito de utilizar o fio dental, quando ainda era criança ou adolescente. Nunca é tarde para cuidar da sua saúde bucal!