O que é melhor para bruxismo? Essa deve ser uma dúvida frequente se você sofre com os terríveis sintomas desta condição, que incluem dores fortes na mandíbula e na cabeça, além do irremediável desgaste dos dentes. Pois saiba que além das facetas de resina ou de porcelana para correção estética do bruxismo, o tratamento medicamentoso é também uma opção.
Contudo, antes de buscar esta alternativa, vamos entender se ela se encaixa no gerenciamento do bruxismo, se é realmente segura e se é a melhor para você. Boa leitura!
Entendendo o que é bruxismo
Bruxismo é uma condição em que a pessoa range ou aperta os dentes de forma involuntária. Na grande maioria dos casos, o ranger de dentes ocorre durante o sono. Em outros, contudo, o bruxismo aparece durante o dia.
Esse comportamento pode levar a uma série de problemas, incluindo o desgaste dental, dor na mandíbula e dores de cabeça. A condição pode ser desencadeada por diferentes fatores. Vamos conhecer agora os principais:
- Estresse e ansiedade: um dos gatilhos mais comuns para o bruxismo é o estresse. A tensão acumulada pode se manifestar por meio do ato de ranger os dentes.
- Problemas dentários: dentes desalinhados ou problemas de oclusão podem contribuir para o bruxismo. Ou seja, quando os dentes não se encaixam corretamente, pode levar a uma pressão excessiva durante a mastigação.
- Distúrbios do sono: alguns distúrbios do sono, como a apneia (respiração excessivamente superficial ou parada completa da respiração por segundos ou minutos), também estão associados ao bruxismo.
- Uso de substâncias: o consumo de álcool, cafeína e tabaco pode agravar o bruxismo, exacerbando os sintomas.
Tratamento medicamentoso para o bruxismo
O tratamento medicamentoso para bruxismo não é uma solução definitiva para a condição, mas pode ser útil para controlar alguns dos sintomas associados.
Os medicamentos são ótimos para aliviar a dor e a tensão muscular na região da mandíbula, contudo não abordam a causa subjacente do problema.
Entre os medicamentos que podem ser prescritos para esta condição estão:
- Analgésicos: anti-inflamatórios não esteroides e analgésicos podem ser usados para aliviar a dor e o desconforto na região temporomandibular. Eles ajudam a reduzir a dor, mas não tratam a causa.
- Relaxantes musculares: os relaxantes musculares podem ser prescritos para ajudar a aliviar a tensão na mandíbula. Eles auxiliam a relaxar os músculos envolvidos no bruxismo, reduzindo a dor e a rigidez. Porém, assim como os analgésicos, não tratam a causa do problema.
- Ansiolíticos: se o bruxismo estiver associado à ansiedade ou estresse, os ansiolíticos podem ser necessários. Eles devem ser prescritos por um psiquiatra, pois são específicos para tratar problemas de ansiedade que podem estar contribuindo para o bruxismo.
A importância de uma abordagem multidisciplinar
Embora os medicamentos possam ajudar a aliviar os sintomas do bruxismo, eles não substituem uma abordagem abrangente. O bruxismo é uma condição complexa que requer a colaboração de vários profissionais de saúde, incluindo:
Dentista
O dentista é capaz de identificar os problemas dentários que contribuem para o bruxismo e fornecer tratamentos, como o protetor bucal, a aplicação de toxina botulínica ou a construção de uma faceta dentária, que ajudam a proteger os dentes e reduzir a pressão na mandíbula.
Psiquiatra e psicólogo
Se o bruxismo estiver associado ao estresse e/ou ansiedade, o tratamento com psiquiatra e psicólogo pode ser necessário para abordar as questões emocionais que estão contribuindo para a condição.
Fisioterapeuta
O fisioterapeuta pode ajudar com exercícios específicos para a mandíbula e técnicas de relaxamento muscular, contribuindo para a redução da tensão e desconforto no local.
Evite a automedicação; sempre procure ajuda de um profissional
As dores do bruxismo são tão intensas que muitas pessoas acabam se automedicando. Além de estar errado, fazer isso pode prejudicar (e muito!) a sua saúde, afinal o uso inadequado de medicamentos pode levar a efeitos colaterais e interações perigosas.
Todos os tratamentos medicamentosos usados no tratamento para bruxismo devem ser usados sob a supervisão de um médico ou dentista qualificado.
Se você está considerando o tratamento medicamentoso para bruxismo, consulte antes um profissional de saúde para uma avaliação completa e recomendações adequadas.
Se você deseja saber mais sobre como gerenciar o bruxismo e como a Odontologia do Sono pode ajudar, confira nosso artigo detalhado. É hora de explorar as suas opções de tratamento e descobrir como melhorar a sua qualidade de vida. E mais uma vez lembre-se: tratamento medicamentoso, somente com a orientação adequada!