Você sabe o que é cirurgia guiada? Ao utilizar essa técnica, você poderá fazer implantes dentários com muito mais agilidade para os seus pacientes.
Além disso, o processo é menos invasivo e mais confortável para as pessoas que precisam colocar implantes dentários.
Caso você ainda não conheça a técnica, prossiga com a leitura! Reunimos alguns dos principais questionamentos que os dentistas têm sobre o tema e os explicaremos abaixo. Acompanhe!
Afinal, o que é cirurgia guiada?
Também conhecida como implante dentário sem cortes, a cirurgia guiada é uma técnica para colocação de próteses dentárias com muito mais conforto e agilidade.
O método substitui totalmente a cirurgia tradicional, usando recursos de tecnologia de imagem tridimensional.
Como é feita a cirurgia guiada para implante dentário?
A cirurgia guiada é feita de forma simples e utiliza a tecnologia para facilitar o trabalho do dentista e proporcionar mais conforto e menos dores para o paciente.
Para começar, o dentista deve fazer uma moldagem do paciente. Após isso, é realizada uma tomografia tridimensional de toda a arcada dentária.
Todos os dados coletados na tomografia são transferidos para um programa de computador. O software lerá as informações e analisará toda a parte óssea da boca do paciente, assim como a posição dos dentes.
Depois, todas as imagens serão reproduzidas pelo computador em 3D. Assim, o dentista poderá fazer todo o planejamento do tratamento de modo digital, na tela do computador.
O profissional pode analisar, por exemplo, qual é a melhor posição para o implante e o local exato em que devem ser feitas as perfurações na gengiva do paciente.
Uma vez que tudo estiver arquitetado, é possível mandar confeccionar uma guia cirúrgica de acrílico, contendo as perfurações dos locais exatos em que deverão ser realizados.
A guia funciona como uma espécie de gabarito, que o dentista encaixa na boca do paciente. Isso facilita, inclusive, no momento da aplicação da anestesia, que é feita apenas nos locais em que os implantes serão realizados.
Logo após é encaixado o implante, sem a necessidade de fazer cortes e nem dar pontos na gengiva ou qualquer outra parte da boca do paciente.
O processo é pouco invasivo e praticamente indolor! Há, inclusive, a possibilidade do paciente colocar a prótese dentária no mesmo dia da avaliação, caso haja tempo hábil.
A técnica somente não é recomendada para pacientes com perda óssea, que precisam fazer enxertos para segurar os implantes.
Quais são as vantagens da cirurgia guiada?
Ao entender o que é cirurgia guiada você já começa a perceber as vantagens desse método, não é mesmo?
O primeiro dos benefícios, sem dúvida, é a agilidade dos processos. Em pouco tempo você fará o procedimento e os pacientes sairão do consultório com o sorriso renovado.
Outra vantagem é o pós-operatório dos pacientes, que é muito mais rápido. Isso porque a cicatrização é rápida, não há suturas e tampouco inchaços.
Além disso, como o planejamento é feito todo digitalmente e simulações são realizadas na tela do computador, as possibilidades de erro são praticamente nulas.
O que é preciso para realizar a cirurgia guiada em consultório?
Para realizar a cirurgia guiada em seu consultório, é importante que você realize um treinamento para se adaptar ao sistema eletrônico utilizado.
Também há a possibilidade de investir nos softwares que possibilitam a prática desse tipo de procedimento.
Quando custa um implante dentário guiado?
O custo de um implante dentário guiado varia de acordo com a dimensão da cirurgia, assim como a região e o tipo de clínica em que você atua.
No entanto, o preço médio de um implante dentário guiado fica entre R$ 1200 e R$ 2000. Faça os cálculos e veja como você pode cobrar os seus pacientes.
Como é a recuperação da cirurgia guiada?
Além de saber o que é cirurgia guiada, os pacientes costumam questionar sobre o processo de recuperação do procedimento.
Você pode informá-los que o pós-operatório é muito simples. Basicamente, o paciente deve apenas escovar os dentes e manter a sua rotina de higiene bucal.
Alguns dias após o exame, recomenda-se que seja feita uma radiografia para garantir que tudo está conforme o planejado.
Além disso, nas primeiras horas após o procedimento deve-se evitar fumar e consumir alimentos muito duros.
Saber mais sobre o que é cirurgia guiada abre muitas oportunidades para os dentistas. Que tal oferecer esse serviço no seu consultório? Certamente haverá muitos pacientes interessados.
Caso necessite solicitar exames aos seus pacientes, lembre-se da DVI Radiologia Odontológica. Acesse o nosso site e solicite uma visita de um de nossos representantes.