Assim que um profissional conclui a graduação em Odontologia, uma das primeiras coisas que realiza é mandar fazer um carimbo de dentista.
Isso é muito importante, tendo em vista que ter o objeto de identificação é necessário para que os profissionais executem as suas atividades em clínicas, como empregado ou proprietário do estabelecimento.
Apesar da relevância do carimbo de dentista, é comum que profissionais recém-formados e até mesmo quem já está há um tempo no mercado tenha dúvidas sobre ele.
Abaixo, esclareceremos tais questionamentos. Então, siga lendo e veja tudo o que você precisa saber sobre carimbo de dentista. Acompanhe!
O que é um carimbo de dentista?
O carimbo de dentista é um utensílio importante para a rotina do profissional da Odontologia.
Nele, estão descritos o nome do profissional, a especialidade e o número do registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO).
Sendo assim, o objeto pode ser utilizado sempre que o dentista precisar dar a sua assinatura ou aval a algum documento.
Para que serve o carimbo de dentista?
O carimbo serve para, junto da assinatura do profissional, legitimar um documento.
Sendo assim, se o dentista receitar um medicamento ou dar um atestado para o paciente, o documento precisa ser assinado e carimbado.
Qual é a importância desse objeto?
Como dissemos, é o carimbo e a assinatura manuscrita que dão validade aos documentos emitidos pelo dentista no seu dia a dia profissional.
De tal forma, o acessório é utilizado para fazer:
- A prescrição de medicamentos;
- Atestados de comparecimentos a consultas;
- Atestados para afastamento do trabalho e/ou escola;
- Solicitação de exames;
- Encaminhamento de pacientes para outras especialidades de dentistas ou médicos;
- Emissão de recibos de pagamento;
- Entre outras situações.
Com o carimbo, é possível evitar fraudes, como a falsificação de receitas de medicamentos ou atestados.
O carimbo de dentista é obrigatório?
O carimbo não é obrigatório. Porém, o CRO exige que todos os documentos assinados pelos dentistas tenham o nome legível do profissional, a sua especialização e o número de registro.
Sendo assim, se o dentista não tiver um carimbo, precisará digitar ou escrever manualmente todas essas informações, sempre que for assinar um documento.
Como tal prática daria muito trabalho, é muito mais conveniente que o dentista faça um carimbo. Além disso, o objeto deixa os documentos muito mais profissionais e padronizados.
Quais são os tipos de carimbo de dentista?
No mercado, existem várias opções de carimbos de dentistas. Há formatos quadrados, redondos, retangulares, entre outros.
Além disso, a superfície externa pode ser de várias cores e ter desenhos e outros adereços. Ou seja, o profissional pode personalizar o objeto de acordo com o seu gosto e estilo.
Onde fazer um carimbo de dentista?
Na internet, você encontra várias empresas que fabricam carimbos personalizados. Em marketplaces como Mercado Livre e Elo7, por exemplo, as opções são as mais variadas possíveis.
Caso você queira algo mais rápido, pode procurar um local que faça carimbos na sua cidade. Geralmente, as gráficas costumam oferecer esse serviço e entregam os produtos rapidamente.
Outra opção são essas banquinhas de chaveiros que ficam espalhadas pelas cidades. Em muitas delas os profissionais fazem carimbos. Há casos até de quem faça o acessório na hora.
Qual é o valor de um carimbo de dentista?
O preço do carimbo varia muito conforme o local onde o produto será confeccionado e as características que ele possui.
Na internet, as opções mais simples ficam em torno de R$ 18,00 e as mais sofisticadas chegam a R$ 160.00.
Vale lembrar que, caso mande fazer o seu carimbo pela internet, pode ser que também seja necessário pagar o valor do frete.
Se você ainda não tem o seu carimbo de dentista ou precisar substituir o seu, não perca tempo e procure o quanto antes um fabricante.
Acompanhe o nosso canal no YouTube para ver mais dicas interessantes para a sua carreira!