Para ter um melhor entendimento sobre a face do paciente, bem como para diagnosticar possíveis patologias e planejar intervenções, os dentistas podem solicitar uma radiografia de cavum.
Você já ouviu falar nesse exame? É sobre ele que trataremos neste artigo, que responderá as principais questões sobre o tema.
Então, se o seu dentista solicitou a realização de uma radiografia de cavum para você ou seus filhos, prossiga com a leitura e tire as suas dúvidas!
Afinal, o que é radiografia de cavum?
Também chamada de nasofaringe, a radiografia de cavum é um exame de raio-X que serve para avaliar o tamanho da adenoide dos pacientes.
Geralmente, o exame é indicado para a avaliação de crianças com suspeita de hipertrofia adenoideana, congestão nasal, roncos e respiração bucal.
Embora as crianças sejam quem mais faz esse exame, alguns médicos ou dentistas também costumam solicitá-lo para adultos. Isso ocorre, principalmente, quando a adenoide não é tratada na infância.
Para que serve o exame de cavum?
O exame de cavum serve para avaliar a coluna aérea faríngea, bem como as alterações de seu calibre.
Na prática, ele analisa a adenoide, uma carne esponjosa que se localiza atrás das cavidades nasais e acima do céu da boca.
Quando uma criança tem adenoide avantajada, pode ter dificuldade para respirar pelo nariz, usando a boca para realizar esse processo.
Isso acaba modificando a formação dos dentes e gerando problemas, como a mordida aberta, por exemplo.
Em casos assim, antes de colocar o aparelho dentário, os dentistas podem solicitar que o paciente passe por uma avaliação com um médico otorrinolaringologista.
Na maior parte das situações, pode ser necessário realizar uma cirurgia para a retirada da adenoide.
Como é feito o raio-X de cavum?
O raio-X de cavum é feito de maneira simples e não exige qualquer tipo de preparo do paciente, como jejum. Ele pode ser realizado em clínicas de radiologia especializadas.
Antes de fazer o exame, o técnico em radiologia fará uma série de perguntas ao paciente ou seu acompanhante. Depois, solicitará que sejam retirados adereços como brincos e piercings, que podem comprometer o resultado do exame.
Com o paciente posicionado na máquina de raio-X, são realizadas duas incidências em perfil com a boca aberta e fechada, com o paciente em posição ortostática ou em decúbito dorsal com raios horizontais, em seguida o paciente é liberado.
Vale lembrar que o paciente não causa nenhum tipo de dor ou desconforto e dura, em média, 5 minutos.
Quais doenças podem ser diagnosticadas com a radiografia de cavum?
A radiografia de cavum serve para avaliar se a função respiratória nasal do paciente é feita de forma padrão.
Sendo assim, podem ser diagnosticados problemas como a adenoide.
Quando esse exame é indicado?
O exame é indicado quando o paciente ou seus pais identificam dificuldades na respiração.
Os dentistas também podem incluir esse exame na pasta de documentação ortodôntica, antes de iniciar o planejamento do tratamento dos pacientes.
Sendo assim, se for necessário, o paciente precisará passar pela avaliação de um otorrinolaringologista antes de iniciar o tratamento dentário.
Qual é o custo-médio de uma radiografia de cavum?
O custo-médio de uma radiografia de cavum fica na faixa dos R$ 30 aos R$ 50 reais. Porém, isso varia muito de acordo com o perfil da clínica escolhida e da sua região.
A nossa intenção é que este conteúdo tenha servido para que você compreenda o que é a radiografia de cavum. Estamos sempre à disposição para esclarecer as suas dúvidas.
A DVI Radiologia Odontológica realiza a radiografia de cavum e uma série de outros exames radiológicos. Veja, em nosso site, quais são os nossos serviços e conte conosco para manter a sua saúde bucal sempre em dia.