Você já ouviu falar em radiografia de ATM? Apesar de pouco conhecido pelo público, esse exame é essencial para que o dentista consiga entender melhor como funcionam os movimentos de abrir e fechar da boca realizados pelo paciente.
Fazer o correto diagnóstico da disfunção da articulação temporomandibular (ATM) é de extrema importância para que seja indicado o melhor tratamento e o paciente possa viver uma vida tranquila e sem dores.
Ao longo deste artigo, entenderemos o que é ATM e radiografia de ATM, quando ela deve ser solicitada e quais são e como são efetuados os principais exames da articulação temporomandibular. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura!
O que é ATM?
ATM é a sigla utilizada pelos profissionais da Odontologia para designar a articulação temporomandibular que liga os ossos do crânio à mandíbula.
Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano. Para senti-la, basta colocar as mãos próximas das orelhas (uma de cada lado) e realizar movimentos de abrir e fechar com a boca.
Quando a articulação ou os músculos responsáveis pelo movimento não estão trabalhando como deveriam, o indivíduo apresenta uma disfunção da ATM.
Em casos em que a articulação apresenta problemas, o paciente pode desenvolver uma série de sintomas, dos mais leves aos mais graves, que podem atrapalhar a sua vida cotidiana consideravelmente.
Entre os principais sintomas de quem apresenta disfunção da ATM estão: zumbidos nos ouvidos, dores de cabeça, dificuldade para abrir a boca, dor para mastigar os alimentos, estalos ao abrir e fechar a boca, tonturas e desgaste nos dentes.
O que é radiografia de ATM?
A radiografia transcraniana, popularmente conhecida como radiografia de ATM, é um exame realizado com o objetivo de diagnosticar o mau funcionamento da articulação temporomandibular.
Durante a radiografia de ATM são feitas imagens do paciente com a boca aberta ao máximo e também com ela fechada para que o dentista consiga avaliar como estão a movimentação e as estruturas.
O exame é feito por uma máquina de raio-x, é indolor e não precisa de nenhum tipo de preparação prévia.
Quando é solicitada a radiografia de ATM?
O dentista solicita a radiografia de ATM quando precisa analisar os contornos anatômicos e a função da articulação da mandíbula.
Isso é feito quando o paciente afirma ter alguns dos sintomas da disfunção de ATM ou forem identificadas suspeitas durante o exame clínico.
Quais são e como são feitos os principais exames de ATM?
Existem diferentes exames que conseguem identificar problemas na ATM. Cada um deles é indicado para um caso específico, como veremos a seguir.
Radiografia panorâmica odontológica
A radiografia panorâmica odontológica é indicada quando o profissional precisa ter uma visão ampla da mandíbula para diagnosticar alterações avançadas.
Por meio do exame, é possível identificar uma série de problemas responsáveis por causar fortes dores ao paciente, como: tumores no maxilar, degeneração, alterações na forma e dimensão da articulação, erosões, fraturas e outros.
A radiografia panorâmica também é um exame essencial para o primeiro diagnóstico e acompanhamento de disfunções na ATM.
Tomografia computadorizada
O exame de tomografia computadorizada é o único que permite que o profissional tenha um panorama completo das estruturas ósseas articulares do paciente nos planos sagital, coronal e axial.
Qualquer tipo de alteração nos ossos que o paciente tiver será identificada por meio deste exame. Para completo e correto diagnóstico, a tomografia computadorizada precisa ser comparada à radiografia de ATM.
Radiografia transcraniana
Mais completo, o exame de radiografia transcraniana permite que o profissional consiga avaliar os ossos que compõem a mandíbula, a cabeça, o tubérculo articular e a fossa do paciente.
Artografia
A artografia serve para realizar uma avaliação dos tecidos moles (músculos, vasos sanguíneos, tendões, gordura, entre outras partes) da ATM. É preciso injetar contraste nestes espaços para se ter uma visão completa.
Considerada uma técnica ultrapassada e que pode trazer riscos à saúde do paciente, a grande maioria dos dentistas opta por outros tipos de exames para diagnóstico e acompanhamento de problemas relacionados à ATM.
IRM
A imagem por ressonância magnética (IRM) é um dos exames mais completos atualmente para diagnóstico de problemas na ATM. Por meio dele, o profissional consegue ter acesso aos tecidos moles, ligamentos, ossos e conteúdo sinovial intracapsular.
Agende seus exames online em uma das unidades da DVI
Se você apresenta algum dos sintomas relacionados à disfunção da ATM ou está na hora de realizar o check-up anual, faça o agendamento online dos seus exames em uma das unidades da DVI. Fique atento à sua saúde, esse cuidado não tem preço!