A perda óssea dentária é uma doença mais comum do que se imagina e atinge uma grande quantidade de pessoas, que ficam com a beleza do sorriso e a saúde bucal comprometidas.
A boa notícia é que existem tratamentos para esse problema e que ele pode ser evitado se você mantiver bons hábitos de higiene bucal.
Como é comum que as pessoas tenham dúvidas sobre a perda óssea dentária, identificamos a necessidade de contribuir com os nossos leitores e desenvolver este conteúdo.
A seguir, confira uma sessão de perguntas e respostas com tudo o que você precisa saber sobre a perda óssea dentária. Tenha uma ótima leitura e fique bem-informado!
O que é perda óssea dentária?
A perda óssea dentária é uma doença que faz com que os ossos que ficam em volta dos dentes diminuam. Geralmente, isso acontece por conta do constante descuido com a saúde bucal, bem como pelo histórico de doenças na gengiva.
É importante lembrar que, caso a perda óssea dentária evolua muito, o indivíduo pode ficar sem a estrutura necessária para suportar os dentes. Logo, eles podem cair e comprometer o sorriso e as funções mastigatórias.
Qual é a causa da perda óssea?
Como explicamos, na maioria dos casos, a perda óssea nos dentes é causada pela falta de cuidados bucais.
Quando a pessoa não tem o hábito de escovar os dentes e usar o fio dental, por exemplo, pode desenvolver cáries, sangramentos na gengiva e sensibilidade dentária.
Tudo isso contribui para que ocorram inflamações e perda óssea. Afinal, o tecido da gengiva vai se corroendo e a estrutura dos ossos ficando desgastada.
Quais são os sintomas da perda óssea nos dentes?
Quando um indivíduo está com um quadro inicia de perda óssea nos dentes, começa a apresentar sintomas como:
- Retração da gengiva;
- Alteração na posição dos dentes;
- Percepção de espaçamento entre os dentes;
- Sensibilidade nos dentes;
- Mudanças na mordida; e
- Mau hálito.
Além disso, em casos mais graves da doença, a pessoa começa a perceber que os dentes vão ficando moles. Essa condição é similar à que ocorre com as crianças que perdem os dentes de leite.
O que fazer quando se tem perda óssea?
Ao perceber que está apresentando sintomas de perda óssea, a primeira coisa que o indivíduo deve fazer é consultar um dentista.
O profissional poderá analisar a situação de forma cautelosa e até mesmo solicitar exames de imagem, para verificar como estão as estruturas internas do paciente.
Com o diagnóstico em mãos, o dentista poderá propor o tratamento mais adequado para cada pessoa.
Além disso, o dentista poderá dar dicas de higiene bucal e passar orientações específicas, como uso de determinados tipos de pasta de dente, enxaguantes bucal etc.
Qual é o tratamento para perda óssea dos dentes?
O tratamento realizado para solucionar a perda óssea varia de acordo com a gravidade de cada situação.
Em casos em que o grau de desgaste dos ossos ainda está leve, o dentista poderá propor uma limpeza completa nos dentes, sugerir uma mudança de hábitos do paciente e seguir monitorando o caso nos próximos meses.
Porém, em situações mais graves pode ser necessário realizar enxertos, ou seja, retirar partes de ossos saudáveis e aplicá-las na região que está desgastada.
Há ainda técnicas de regeneração óssea a laser, como mostra um estudo feito pela Universidade Federal de Campinas (Unicamp) e a possibilidade de associar os tratamentos com o uso de medicamentos para osteoporose.
Em algumas situações mais graves, o dentista também poderá solicitar que o paciente passe também por uma avaliação com um médico ortopedista.
O que acontece se não tratar a perda óssea dentária?
Além de dor na região acometida, se o indivíduo não tratar a perda óssea poderá perder os dentes.
Sem as peças dentárias na boca, a mastigação também fica comprometida, o que pode ocasionar em problemas digestivos.
Também não podemos deixar de citar a perda de autoestima que a ausência dos dentes pode trazer. E, por consequência disso, quadros de doenças da mente, como a depressão, podem se desenvolver.
Como você pode perceber, se a perda óssea não for tratada vai formando uma “bola de neve”.
Aos poucos, a pessoa vai percebendo prejuízos em sua saúde bucal, física e mental. Por isso, buscar tratamento é muito importante!
Como prevenir a perda óssea nos dentes?
Prevenir a perda óssea dentária é bastante simples! Basta ter cuidados diários com a saúde bucal, escovando os dentes corretamente após as refeições e fazendo uso do fio dental.
Além disso, fazer visitas periódicas ao dentista, para fazer uma limpeza mais aprofundada, é interessante.
Assim, você descobre cáries, inflamações e outros problemas precocemente e pode tratá-los antes de ocasionar a perda óssea.
Conseguimos esclarecer as suas dúvidas sobre a perda óssea? Esperamos que você tenha compreendido tudo o que precisa sobre o assunto.
Caso você já tenha consultado o seu dentista e ele tenha solicitado exames, conte com a DVI Radiologia Odontológica! Faça agora mesmo o seu agendamento online!