DVI Radiologia

O que é tártaro no dente? O que causa? Soluções!

Evitar o acúmulo de tártaro no dente é importante para que você mantenha uma boa saúde bucal. Por isso, preste atenção nesse detalhe no momento da sua escovação.

Apesar de parecer inofensivo, o tártaro nos dentes pode causar problemas como o mau hálito e o aparecimento de cáries.

Abaixo, esclareceremos as principais dúvidas sobre essa condição, para que você saiba como proceder, caso identifique que está com tártaro no dente.

Afinal, o que é tártaro no dente?

Também conhecido como cálculo dental, o tártaro é uma placa bacteriana que endurece e fica grudada na superfície dos dentes. Além disso, também pode se formar em cima da gengiva, causando irritação nos tecidos gengivais.

Inicialmente, o tártaro compromete a estética do sorriso, que fica com um aspecto de “dente sujo”, mesmo após a escovação. Porém, se as placas não forem retiradas, podem causar danos mais graves.

Qual é a causa do tártaro nos dentes?

O tártaro se forma quando as bactérias presentes na boca pegam cálcio e outros elementos minerais presentes na saliva e nos alimentos que a pessoa come e os endurecem na superfície dos dentes. 

Além disso, há alguns fatores que facilitam a formação do tártaro no dente. O principal deles é o uso do aparelho ortodôntico para correção do sorriso.

Afinal, quando as pessoas estão usando aparelho, fica mais difícil para fazer a escovação e o uso do fio dental. Logo, as bactérias se proliferam mais facilmente e o tártaro se forma.

Quem tem restaurações mal adaptadas ou usa próteses também pode ter mais cálculos dentários do que os demais indivíduos. Por isso, os cuidados devem ser redobrados.

tártaro no dente

O que é bom para tirar o tártaro dos dentes?

Se você identificar que está com tártaro, o ideal é consultar com um dentista e fazer uma profilaxia dental, ou seja, uma limpeza nos dentes.

Durante o procedimento, o dentista realiza uma raspagem para a retirada das placas, deixando os seus dentes novamente saudáveis.

Além disso, deve-se ter bons hábitos de higiene bucal. Faça a escovação dos dentes pelo menos três vezes ao dia e, em pelo menos um desses momentos, use o fio dental.

Caso você esteja em tratamento com aparelho ortodôntico, converse com o seu dentista e peça orientações sobre escovas especiais.

Quais são os sintomas de tártaro no dente?

É simples identificar se você tem tártaro no dente. O sinal mais comum da ocorrência é a presença de uma massa com tom amarelado ou marrom nos dentes.

Geralmente, o tártaro fica na região da margem gengival, ou seja, bem acima da borda da gengiva e antes do dente.

O que acontece se não tirar o tártaro?

Caso o tártaro no dente não for removido, o indivíduo pode enfrentar vários problemas. Para começar, o sorriso terá a aparência afetada e causará má impressão em quem olhar.

Outro problema comum é o mau hálito, algo que pode causar constrangimento nas pessoas. Além disso, é normal ficar sentindo um gosto ruim na boca.

Em médio e longo prazo, o tártaro também pode provocar cáries e problemas periodontais, como a retração gengival e a perda óssea.

Como evitar a formação de tártaro no dente?

A única forma de evitar a formação de tártaro nos dentes é ter uma boa higienização bucal. Por isso, sempre escove os dentes após as refeições e use o fio dental.

Mesmo assim, recomenda-se que uma limpeza profissional seja feita no consultório odontológico uma vez ao ano, ou conforme orientação do seu dentista.

Quanto custa para tirar o tártaro dos dentes?

Como comentamos, o procedimento recomendado para a retirada de tártaro é a limpeza dental. 

E, de acordo com a tabela de procedimentos odontológicos do Conselho Regional de Odontologia (CRO), uma limpeza completa deve custar, no mínimo, R$ 105.

É claro que, dependendo da região, da localização do consultório e da qualificação do profissional, esse valor pode ser um pouco mais alto ou um pouco mais baixo.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para que você não tenha mais dúvidas sobre o tártaro no dente. Lembre-se sempre de visitar o seu dentista com frequência para evitar esse e outros problemas, além de garantir uma boa saúde bucal.

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, sinta-se à vontade para deixar um comentário no espaço abaixo e responderemos o mais breve possível.

Sair da versão mobile