Ao atuar como dentista, você se depara com diferentes casos de doenças bucais, não é mesmo? Uma dessas patologias é a gengivite necrosante, que tende a ser bem aguda e dolorosa.
Com este conteúdo, pretendemos trazer mais informações sobre a doença, para que você possa entender mais sobre a condição e auxiliar os seus pacientes. Acompanhe!
O que é a gengivite necrosante?
A gengivite necrosante consiste em uma inflamação grave da gengiva, que provoca o surgimento de feridas bastante dolorosas na região.
O paciente com essa condição, inclusive, pode ter dificuldades para mastigar os alimentos. Isso porque a dor do contato entre a comida e a gengiva é muito forte.
Uma curiosidade é que a gengivite necrosante também é conhecida como boca de trincheira.
De acordo com uma publicação do Healthline, o apelido surgiu durante a Primeira Guerra Mundial. Na época, os soldados passavam longos períodos nas trincheiras e não tinham como manter uma boa saúde bucal.
Por conta disso, a gengivite necrosante surgia em grande parte dos combatentes. Assim, recebeu o nome de boca de trincheira.
Quais são os sintomas da gengivite necrosante?
Um paciente com gengivite necrosante costuma apresentar sintomas como:
- Sangramento na gengiva;
- Dor ao tocar, ao comer e ao escovar os dentes;
- Mau hálito;
- Gosto metálico na boca;
- Inchaço na gengiva;
- Sintomas gripais, como febre e fadiga;
Como dentista, você pode diagnosticar a gengivite necrosante com um simples exame bucal. Afinal, todos os sintomas acima são facilmente identificados e não requerem nenhum teste mais apurado.
Porém, em casos mais graves, pode ser interessante solicitar um exame laboratorial. Dessa forma, pode-se identificar qual tipo de bactéria está presente na boca e propor um tratamento mais adequado ao paciente.
O que causa a gengivite necrosante?
A gengivite necrosante ocorre quando os indivíduos não têm bons hábitos de saúde bucal, como escovação diária, uso do fio dental e realização de visitas regulares ao dentista.
Por conta disso, a doença acaba sendo mais comum em locais mais pobres e com acesso restrito ao saneamento básico.
Apesar disso, há casos registrados em pessoas com boas condições financeiras, mas que não adotam uma boa rotina de higienização da boca.
Vale lembrar que a doença também tem fatores de risco! Pessoas com histórico de tabagismo, diabéticos e portadores do vírus HIV têm mais chances de desenvolver a gengivite necrosante, principalmente se não tiverem bons cuidados bucais.
Como tratar a gengivite necrosante?
O tratamento para boca de trincheira deve começar com uma boa profilaxia dental. Durante o procedimento, o dentista precisa fazer uma delicada limpeza das feridas, para que todo o excesso de bactérias seja eliminado.
O uso de medicamentos antibióticos, como o metronidazol e a fenoximetilpenicilina também é necessário. Geralmente, recomenda-se o uso dos remédios por uma semana, mas você deve julgar a necessidade de cada caso, ao fazer a prescrição.
Além disso, o uso de um enxaguante antisséptico também é indicado, para que o número de bactérias na boca possa ser reduzido.
Após o tratamento, o paciente deve seguir tendo uma boa higiene bucal. Caso contrário, a doença poderá voltar!
Quais são as principais doenças necrosantes na periodontia?
Além da gengivite necrosante, há ainda outros dois tipos de doenças necrosantes na periodontia.
Abaixo, saiba mais sobre cada uma delas!
O que é periodontite necrosante?
A periodontite necrosante é definida como uma doença periodontal severa, de rápida progressão, que cursa com áreas de eritema na gengiva livre e gengiva inserida.
Em pacientes com essa doença, extensas áreas de necrose de tecido mole podem ser evidenciadas, além de severa perda do periodonto de inserção, muitas vezes sem formação de bolsa periodontal.
O que é estomatite ulcerativa necrosante?
Quando o tecido necrótico característico dos processos periodontais necrosantes ultrapassa a junção mucogengival, a doença recebe a denominação de estomatite ulcerativa necrosante.
Ou seja, a estomatite ulcerativa necrosante é uma evolução da periodontite necrosante e ocorre quando a doença não é devidamente tratada em seus estágios iniciais.
Aprofundar o conhecimento sobre gengivite necrosante é importante para que você possa identificar a doença e propor os melhores tratamentos para os seus pacientes.
A DVI Radiologia Odontológica é uma parceira dos dentistas e pode ajudá-lo a prestar os melhores serviços e diagnósticos, por meio de exames como a fotografia digital.
Entre em contato conosco pelo WhatsApp e saiba mais sobre os serviços que oferecemos para os dentistas e seus pacientes.