Usar um protetor bucal para bruxismo é a recomendação que os dentistas fazem para quem sofre com esse tipo de problema. Assim, se evita que o ato de ranger os dentes enquanto dorme cause maiores complicações na sua rotina.
O bruxismo, vale lembrar, é uma desordem funcional, possivelmente relacionada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca.
Por isso, quem tem esse problema, deve usar um protetor bucal para bruxismo. Mas, como escolher a melhor opção? É sobre isso que falaremos neste artigo. Fique com a gente!
O que é o protetor bucal para bruxismo?
O protetor bucal para bruxismo é um aparelho que serve para proteger a boca de impactos do ranger de dentes durante a noite. Ele é uma moldeira, que deve ser colocada antes de dormir, para evitar o desgaste dos dentes.
Cabe lembrar, no entanto, que o tratamento para o bruxismo não consiste em apenas usar o protetor bucal. O aparelho serve para evitar o desgaste dos dentes, enquanto o paciente ainda está tratando a causa do problema.
Como o bruxismo pode ser causado por inúmeras razões, o dentista deverá iniciar uma investigação a fundo. Em muitos casos, ele pode necessitar auxílio de outros profissionais, que atendem o paciente em uma equipe multidisciplinar.
Se for detectado que a causa do bruxismo é psicológica, por exemplo, além de usar o protetor bucal para bruxismo, o paciente deverá realizar um tratamento com um psicólogo ou psiquiatra para resolver a situação.
Quando é recomendado usar esse produto?
O uso do protetor bucal para bruxismo é recomendado pelo dentista sempre que um paciente é diagnosticado com essa condição.
A ideia é que o aparelho evite que o paciente desgaste os seus dentes, que podem perder as suas funcionalidades, enquanto realiza o tratamento para o bruxismo.
Qual é a importância de escolher o equipamento adequado?
Selecionar o tipo ideal de aparelho para bruxismo também é algo importante, tendo em vista que ele será usado com bastante frequência.
Existem diferentes modelos disponíveis no mercado, fabricados com diferentes tipos de materiais e propriedades. Também há diferença nos valores de cada produto.
O recomendado é sempre conversar com o seu dentista e avaliar as opções com o profissional. Assim, você poderá escolher uma opção mais confortável e que também caiba no seu orçamento.
Quais são os principais tipos de protetor bucal para bruxismo?
Existem três tipos principais de protetor bucal para bruxismo. A seguir, falaremos brevemente sobre cada um deles. Veja!
Aparelho macio
Feito em poliéster, esse protetor bucal para bruxismo também pode ser usado para tratamentos de clareamento dental caseiro.
Ele é bastante maleável e pode ser confeccionado na própria consulta com o dentista. Além disso, o preço também não costuma ser tão alto.
O aparelho macio não permite o deslizamento entre os dentes, sendo bastante eficiente para evitar as crises de bruxismo.
Aparelho semi-rígido
O aparelho semi-rígido é feito em plástico e funciona praticamente da mesma forma que o protetor bucal macio.
A principal diferença está no tipo de material, sendo um plástico relativamente maleável e que não se perfura com tanta facilidade.
Por conta da maior rigidez e durabilidade do produto, ele tende a ser um pouco mais caro que o macio.
Aparelho rígido
O melhor aparelho para o bruxismo, no entanto, é o rígido. Essa é uma placa mais espessa e possui superfícies lisas, que impedem o imbricamento dos dentes.
Com esse aparelho, a musculatura mastigatória é condicionada a “desistir” do hábito parafuncional.
Apesar de ser mais eficiente, ele é menos confortável e também mais caro que as demais opções. É por isso que ele acaba sendo deixado de lado, muitas vezes.
O ideal, para não errar no momento da escolha, é conversar com o seu cirurgião-dentista. Ele tem o conhecimento necessário para avaliar o seu caso e dizer qual aparelho é o mais indicado para o seu caso.
Precisa de um protetor bucal para bruxismo? Então, não deixe de marcar uma consulta com o seu dentista, explicar a situação e solicitar uma opinião profissional. A escolha errada poderá resultar em um agravamento para o seu problema, algo que você não deseja, não é mesmo?
O bruxismo, entre outros problemas, pode causar dores no maxilar. Saiba mais sobre isso em nosso artigo que fala sobre as principais causas de desconforto nessa parte do corpo.