Para muitas pessoas, qualquer ambiente de saúde é assustador. Os odontologistas que o digam: há quem trema só de ouvir o barulho da caneta de alta rotação. Mas o que muitos profissionais não sabem é que uma adequada decoração para consultório odontológico pode reverter essa impressão ruim e proporcionar um atendimento mais humanizado.
Não é de se estranhar. Pense nos locais em que você se sente à vontade: são iluminados, com cores adequadas e proporcionam sensação de acolhimento (mesmo que eles sejam, por exemplo, ao ar livre).
Se você quer proporcionar um ambiente mais agradável aos pacientes, confira 6 dicas de decoração para consultório odontológico:
6 dicas de decoração para consultório odontológico
Confira nossas melhores dicas para deixar o consultório mais agradável tanto ao profissional quanto ao paciente.
1. Cuidado nas cores
Embora ambientes comerciais com paredes pretas estejam se tornando comuns, esse tipo de decoração é inviável para ambientes odontológicos. Como há outros objetos da cor em um consultório, o conjunto pode ficar visualmente pesado.
Além disso, a tinta preta acaba disfarçando sujidades e infiltrações, que precisam ser percebidas pelo profissional para a manutenção do local sempre de acordo com as normas da Anvisa.
Mas o contrário também não é visto com bons olhos. Muito utilizado nos ambientes de saúde, o branco traz sofisticação e relaxamento. Mas quando usado em demasia, deixa o local frio, sem “emoção”.
Tons e combinações
Um consultório odontológico precisa ter cores claras e leves, que proporcionem sensação de conforto, mas sem deixar a sofisticação de lado.
É possível misturar branco, cinza e tons terrosos, por exemplo, tirando o aspecto frio de um ambiente de saúde com um toque de modernidade.
Outra cor muito recorrente é o azul e suas variações. Muito versátil, é uma das cores mais usadas para consultórios odontológicos. Mas não abuse, justamente para não trazer a mesma sensação de frieza do branco.
Outras cores interessantes são verde, rosa e lilás. Deixe os tons quentes — amarelo, vermelho e laranja, por exemplo — de fora, pois causam agitação.
Para não ter erro, use o branco como tom dominante da maior parte das paredes, por exemplo, e 2 ou 3 cores para o resto da decoração.
2. Capriche na recepção
A recepção é o cartão de visitas do consultório. Afinal, é o primeiro local em que o paciente pisa quando chega. Portanto, ele precisa ser caprichado. Se o local for tedioso, quente e desconfortável, por exemplo, vai espantar seu público.
Além de uma equipe preparada e devidamente uniformizada, tenha uma recepção bem equipada com:
- bancos padronizados, que estejam de acordo com as normas da ABNT e que sejam suficientes para acomodar todos os pacientes em espera;
- revistas e jornais ainda são uma boa pedida para quem gosta de uma boa leitura. No entanto, faça o possível para deixar apenas material novo — ter uma edição de 2012 vai dar impressão de desleixo;
- água, café, suco, biscoitos leves, torradinhas e manteiga;
- televisão, Wi-Fi e pontos para recarregar o smartphone;
- quadros e vasos com flores;
- estante com livros.
Outro fator importante é pensar na proporção: ambientes pequenos pedem móveis pequenos. Você também pode organizar a recepção por setor — atendimento, espera, copa e banheiro, por exemplo.
3. Imprima seu estilo
A decoração precisa seguir a identidade visual da clínica e, claro, o estilo do odontologista. Quando você segue essa cartela de cores, marca o consultório odontológico na mente do paciente.
Ao mesmo tempo, ela deve seguir o gosto do profissional. Pode ser algo mais lúdico, caseiro ou empresarial, mas que reflita o que a clínica deseja passar. Móveis de linhas geométricas e cores sólidas, por exemplo, trazem um ar mais contemporâneo. Já madeira e palha imprimem algo rústico.
4. Invista em enfeites, mas mantenha o minimalismo
Os enfeites dão todo o charme a um consultório e não necessitam de uma mudança maior, como pinturas, troca de móveis ou colagem de papel de parede. Algumas sugestões:
- fotografias nas paredes — podem ser até aquelas suas fotos de viagem (as de família devem ser reservadas à sua mesa);
- flores e plantas (cuidado com as que podem causar alergias);
- livros de Odontologia debaixo de mesas transparentes;
- vasos de concreto, cerâmica ou cristal;
- bandejas, caixas, baús e aquários;
- esculturas;
- quadros.
Para quem se sente inseguro na hora de decorar, uma boa dica é procurar por boas referências. Redes sociais como o Instagram e, principalmente, o Pinterest trazem ótimas inspirações de decoração. Depois, é só adaptar de acordo com sua necessidade e vontade.
5. Faça um projeto de iluminação indireta
A luz branca direta remete a hospitais e ambientes mais frios. Embora você esteja pensando em uma decoração para consultório odontológico, é possível trazer mais modernidade e afastar esse ar “sem emoção” com luz indireta.
Portanto, use luzes de LED na cor amarela e luminárias em locais diferentes (no chão e em faixas no teto, por exemplo) para trazer uma atmosfera mais aconchegante. Para isso, peça a um profissional para fazer um projeto de iluminação indireta.
6. Tenha um espaço para crianças
A maior parte das crianças não gosta de espaço de adultos — além de tediosos, elas sempre são obrigadas a ficar em silêncio. Portanto, ter um espaço na recepção reservado aos pequenos pode ser a solução mais eficaz para quem precisa ir ao dentista, mas não tem com quem deixar os filhos.
Mas o que esse espaço deve ter?
- brinquedos silenciosos (para não atrapalhar o atendimento) e que estimulem a imaginação;
- segurança (sem objetos pontiagudos e de vidro) e facilidade para limpar;
- mesinha de atividades, com folhas em branco e lápis de cor;
- tapetes com números, cores ou amarelinha;
- estante com livros infantis e de colorir;
- decoração acolhedora e lúdica;
- televisão e rádio.
Um ambiente para crianças também é ideal para quem deseja investir na Odontopediatria. Nesse caso, é possível ter uma liberdade bem maior na decoração do consultório onde os pequenos serão atendidos.
Viu como é possível fazer uma decoração específica para consultório odontológico? E se você quer saber das novidades em Odontologia e Radiologia Odontológica, assine a newsletter da DVI Radiologia!