A Odontologia é uma área que exige constante atualização. Cursos, seminários, workshops e artigos científicos auxiliam o profissional a entender o que há de mais moderno em sua área. No entanto, atuar em um segmento específico faz com que o profissional se destaque e possa ter um retorno financeiro maior. Mas a dúvida é grande: será que vale a pena investir em uma pós-graduação em Odontologia?
O investimento em uma especialização é alto, mas o retorno pode ser compensador. Para o profissional, é necessário pesar prós e contras. Será que vale a pena custar uma pós-graduação em Odontologia? Quais são os cursos mais procurados? É o que vamos descobrir neste post:
Pós-graduação em Odontologia: vale a pena?
A pós-graduação em Odontologia pode ser lato sensu (especialização e MBA) ou stricto sensu (mestrado e doutorado). Os cursos de especialização são mais rápidos e voltados para o mercado, enquanto mestrado e doutorado são mais voltados à pesquisa e vida acadêmica.
Conheça as vantagens e desvantagens em cursar uma pós-graduação em Odontologia:
Prós
A pós-graduação em Odontologia proporciona diversos benefícios aos profissionais. Veja alguns:
Conhecimento
Como dito, Odontologia exige atualização porque a tecnologia (principalmente na área da Saúde) traz novidades constantemente. Além de tudo, estudo sempre agrega ao profissional.
O conhecimento que uma pós-graduação em Odontologia pode proporcionar nunca será perda de tempo. É importante, no entanto, escolher uma instituição com credibilidade e com corpo docente capacitado.
Habilidades
O mercado de trabalho é difícil, principalmente para novos profissionais. Quanto mais capacitado for o profissional, mais chances de conseguir um emprego (e um bom salário) ele tem.
Retorno financeiro
Uma pós-graduação torna o odontologista um especialista em determinada área. Portanto, o ganho financeiro tende a ser maior.
Gestão
Além de cursos voltados a segmentos de atuação, há também os voltados à gestão de clínicas e consultórios. Se você deseja ter um empreendimento, uma pós-graduação voltada à administração em saúde pode ser a melhor escolha.
Networking
Para um profissional de qualquer área, ter uma boa rede de contatos ajuda a avançar na carreira e trabalhar em locais até então inimagináveis. Em uma pós-graduação, você encontra odontologistas com vivências únicas, o que torna a troca de experiências uma experiência por si só. Além disso, pode inspirar você a seguir por um caminho profissional totalmente diferente.
Pacientes
Ao ter mais um campo de atuação, você tem a oportunidade de conquistar mais pacientes e, ao mesmo tempo, oferecer serviços diferenciados aos mais antigos. Dependendo da especificidade do segmento, é possível atingir um nicho muito específico, com poucos profissionais disponíveis.
Contras
São poucas as desvantagens em cursar uma pós-graduação. Além disso, elas podem ser contornadas. Veja:
Custo
Uma pós-graduação na área da Saúde costuma exigir alto investimento. Portanto, é preciso estar preparado para não comprometer suas finanças.
Porém, mestrado e doutorado em universidades públicas costumam ser gratuitos e oferecem bolsas.
Tempo
Tanto o mestrado quanto o doutorado exigem dedicação integral. A bolsa de estudos é justamente para suprir as necessidades do aluno, já que o curso dificilmente permitirá que ele trabalhe.
Para quem deseja algo mais rápido, a especialização e o MBA costumam ter aulas poucos dias da semana e não interferem tanto na rotina de trabalho.
Independentemente do formato de pós-graduação em Odontologia que você escolher, será necessário separar um tempo todos os dias para estudos.
Quais os cursos de pós-graduação mais procurados em Odontologia?
Se você deseja fazer uma pós-graduação em Odontologia, é importante conhecer as especialidades. Veja algumas:
Radiologia Odontológica
A Radiologia Odontológica evolui constantemente, principalmente nos últimos 20 anos, com o desenvolvimento da radiologia digital. Hoje, esse segmento permite um avanço muito maior na qualidade dos procedimentos, graças a sua rapidez na entrega de imagens, precisão e otimização dos processos.
A pós-graduação em Radiologia Odontológica é voltada para cirurgiões-dentistas, porque ajuda a entender a anatomia (estruturas, órgãos e sistemas) do paciente e a identificar patologias da região maxilo-mandibular.
Dentística
Também conhecida como Odontologia Estética, a Dentística é o ramo que visa aliar a saúde bucal com a beleza do sorriso. Para isso, trabalha tanto com tratamentos preventivos quanto com restauradores. Resinas, restaurações, clareamentos, diagnóstico e tratamento de cáries são algumas das responsabilidades desse profissional.
Nos últimos anos, o uso de lentes de contato nos dentes vem ganhando força — outro procedimento também feito por esse odontologista.
Implantodontia
É a especialidade que trabalha com próteses dentárias ou implantes para a reconstrução da arcada dentária.
Além da saúde, o paciente está interessado na estética. Se o indivíduo não se sente confortável com seus dentes, dificilmente sorrirá em fotos.
Uma arcada dentária bonita pode dar a impressão de que a pessoa é saudável, asseada e sociável. Esta última característica, a propósito, pode até ser verdadeira: quanto mais incômodo ele se sente com o sorriso, mais inseguro e recluso acaba se tornando.
O profissional de Implantodontia lida com todas as etapas da criação, implementação e colocação da prótese.
Endodontia
É a especialidade que lida com prevenção e tratamento de patologias que atingem a polpa e a raiz do dente. É ele o responsável pelo “canal”, que retira a polpa dentária (que, nessa altura, já está danificada, infeccionada morta), preenche e sela o objeto dentário.
Ortodontia
O ortodontista é o responsável por trata o crescimento e desenvolvimento da arcada dentária. É uma carreira com diversas oportunidades, já que é muito versátil.
Esse profissional planeja o tratamento ortodôntico, coloca e faz a manutenção de aparelhos ortodônticos, faz o diagnóstico de maloclusões, previne deformações e supervisiona o desenvolvimento da dentição e do aparelho mastigatório.
Alguns dos problemas tratados pelo ortodontista são:
- Mordida cruzada anterior.
- Desvio de linha mediana.
- Mordida cruzada.
- Mordida aberta.
- Sobremordida.
- Apinhamento.
- Diastema.
Como visto, uma pós-graduação em Odontologia acrescenta muito na vida do profissional. Embora também tenha suas desvantagens, elas são pequenas em relação ao número de benefícios. Cabe ao odontologista, no entanto, entender sobre o que trata cada especialidade e escolher qual (ou quais) mais se adapta ao seu perfil.
Então, você acha que vale a pena cursar uma pós-graduação em Odontologia? Qual a sua opinião sobre esse tipo de curso? Deixe seu comentário no post!