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Como melhorar a avaliação do consultório no Google My Business

Tanto quem está em início de carreira quanto quem já tem seu consultório pode se beneficiar do marketing digital. Existem diversos recursos simples, de fácil acesso e que podem trazer excelentes resultados — como o Google My Business, que veio para aproximar o profissional do seu potencial cliente.

Muitos profissionais não utilizam esse recurso por desconhecê-lo, não entenderem como funciona ou até por pensarem que ele pode exigir um alto investimento. Mas, como muitas ferramentas do Google, o My Business valoriza a experiência do usuário (ou seja, é simples de navegar) e é gratuito. Além disso, ele conta com avaliações, que podem ser determinantes para um indivíduo escolher entre um consultório e outro.

Quer entender o que é Google My Business? Neste post, você vai conhecer mais sobre o recurso e saber por que é importante ter uma boa avaliação. Confira:

O que é Google My Business?

Também chamado de Google Meu Negócio, o Google My Business é uma seção da sua empresa no Google. Com ela, você pode se conectar a um potencial cliente por meio da pesquisa comum e do Google Maps.

Por exemplo: você quer saber como entrar em contato com a clínica odontológica XYZ. Então, joga no Google “Clínica Odontológica XYZ”. Nos resultados, aparecerá um quadro com:

Mas, além disso, é possível deixar a seção muito mais rica:

Mas se ele digitar apenas “clínica odontológica SP”, por exemplo, também poderá encontrar sua clínica. Nos resultados, o Google vai listas as mais próximas do usuário com endereços, avaliações e rotas.

Uma grande vantagem é que o Google My Business também é responsivo, ou seja, se adapta a qualquer tipo de tela. Portanto, se o usuário fizer uma pesquisa sobre seu consultório pelo celular, ele vai ver todas as informações que precisa no aparelho. Se estiver na rua, por exemplo, poderá ir até lá utilizando as rotas sugeridas pelo Maps.

Google My Business

Qual a importância da avaliação para o seu consultório?

Como você viu, o Google My Business permite que o usuário deixe notas e comentários. Além disso, é possível ver as notas deixadas em outras mídias sociais. Manter uma boa média em todas é fundamental para atrair e fidelizar clientes.

O indivíduo é mais influenciado pela opinião de um usuário comum do que uma propaganda na televisão ou publicidade na internet. Ele enxerga aquela avaliação como algo sincero porque vê o avaliador como alguém igual a ele. Além disso, muitos consumidores deixam críticas e reclamações no meio digital para evitar que outros enfrentem os mesmos problemas que eles.

É quase padrão que uma nota baixa venha acompanhada de uma crítica. Afinal, apenas uma avaliação não diz muito sobre a clínica. Então, por essa avaliação, tanto os usuários quanto os profissionais podem saber quais problemas estão afastando os pacientes.

Como melhorar a avaliação do consultório no Google My Business?

Ser um profissional capacitado, oferecer diferentes tratamentos no seu consultório e atender a todas as exigências da Anvisa é, no mínimo, obrigatório para quem trabalha com Odontologia. No entanto, o profissional da saúde deixa o marketing de lado — estratégia fundamental para aproximar profissional de paciente.

A nota do Google My Business reflete aquilo que o indivíduo pensa sobre uma empresa de  qualquer segmento, incluindo instituições de saúde e odontológicas. Veja como pequenos detalhes podem fazer toda a diferença na percepção do paciente sobre seu consultório.

Bom atendimento

O atendimento é seu cartão de visita, fator de peso para a decisão do indivíduo. Afinal, mesmo que ele faça uso de um plano odontológico, não vai pagar para ser maltratado. Além disso, a probabilidade de que ele reclame nos meios digitais é alta — mesmo que só tenha passado na clínica para conhecê-la.

Ter uma equipe treinada é fundamental. O bom atendimento deve estar presente em tudo: redes sociais, telefone, pessoalmente e, claro, no Google My Business. Assim, o usuário ficará mais seguro em conhecer seu consultório.

E não pense que esse bom atendimento deve vir apenas da recepção. Cada um dos profissionais de Odontologia deve prezar pelo diálogo e tratamento humanizado.

Estrutura

O erro dos profissionais está em achar que o paciente não está prestando atenção nos detalhes. Dos móveis da sala de espera aos objetos que utilizados durante o procedimento, tudo está no radar do indivíduo. E ele tem razão: com os meios digitais, ficou muito mais fácil para o consumidor descobrir qual clínica odontológica oferece o melhor custo-benefício. E ele vai exigir excelência até da sua estrutura física.

Respostas rápidas

Muitas pessoas deixam dúvidas e até críticas no seu espaço no Google My Business. O erro das instituições está em não respondê-las. Oferecer um feedback rápido e esclarecedor pode ser fundamental para transformar um usuário do Google em cliente.

Mas não apenas a rapidez é necessária, existem pontos fundamentais ao lidar com o paciente no meio digital:

Informações

Pode parecer o mais básico, mas ainda há quem não deixe informações de contato no Google My Business, algo crucial para o início de um tratamento. Além delas, deixe também o endereço físico. Ele será determinante para que sua clínica apareça nos resultados de busca.

Vamos a um exemplo: o usuário joga no Google os termos “clínica odontológica SP”. Usando o geolocalizador, o buscador vai mostrar os consultórios mais próximos dele. Nesses resultados, ele vai priorizar, claro, quem deixou informações de contato, incluindo endereço.

Viu como é possível melhorar sua avaliação no Google My Business? Para saber mais sobre Odontologia e Radiologia Odontológica, assine a newsletter da DVI Radiologia.

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