A expressão “A propaganda é a alma do negócio” já pode até estar batida, mas ela é tão absolutamente verdadeira que citá-la é quase obrigatório. Isso porque, atualmente, quem não divulga o seu negócio tem poucas chances de vê-lo decolar ou crescer da maneira como gostaria. Se você é um dentista ou investidor e está interessado em franquias de radiologia odontológica, confira este post com as principais técnicas de divulgação para o setor.
Marketing de clínica odontológica x clínica odontologia radiológica
Em termos de visão estratégica em marketing, há uma diferença ao montar uma clínica odontológica tradicional e uma clínica de radiologia odontológica. Isso porque, o “negócio de radiologia odontológica” deve ser encarado com uma visão diferente da que se tem ao abrir um consultório de odontologia tradicional.
As clínicas de radiologia segmentadas nos vários setores de saúde precisam entender as diferenças existentes em seu setor para não fecharem as portas perderem seu grande investimento inicial.
Assim, é importante ficar claro que as dicas abaixo se aplicam principalmente às clínicas e franquias de radiologia odontológica e elas serão de grande ajuda no seu empreendimento em franquia de radiologia odontológica. Aproveite-as!
1. Conheça e entenda “seus públicos-alvo”
Você já parou para pensar que, nas franquias de radiologia odontológica você terá dois públicos-alvo? Sim. Eles são o dentista e o paciente. Assim, é fundamental que você entenda que o relacionamento e, é claro, o marketing precisa ser planejado para contemplar as necessidades de cada um deles.
A abordagem, o tratamento e a linguagem do marketing devem ser pensados de maneira personalizada e com cuidado. Se essa primeira dica (informação) já o deixou temeroso com o investimento, saiba que muitas franqueadoras incluem essa diferenciação ao dar o suporte de marketing para seus franqueados, incluindo a DVI Radiologia.
2. Aprenda a diferenciar-se
O caminho para obter sucesso em qualquer empreendimento é a diferenciação. Esse conceito foi bem explicado no livro de Jack Trout: “Diferenciar ou morrer”. Por isso, em franquias de radiologia odontológica é imprescindível traçar estratégias de diferenciação.
Assim, é preciso:
- diferenciar processos;
- capacitar funcionários;
- primar pela qualidade do atendimento,
- manter a estrutura de RH adequada, mas mais enxuta;
- entre outras maneiras de diferenciar-se.
3. Desenvolva um “Marketing de Guerra”
Também do mesmo autor, o livro “Marketing de Guerra” serve de inspiração para esta dica fundamental. É preciso valer-se das brechas deixadas pelos seus concorrentes utilizando-as como estratégia fundamental de crescer. Nesse sentido, outra frase popular ilustra a dica: “comer pelas beiradas”.
Ou seja, nunca deixe de observar seus concorrentes. Crie maneiras para isso. A grande vantagem de apostar em franquias de radiologia odontológica, em vez de investir em uma clínica própria, é que as estratégias de guerra, em geral, já estão traçadas.
As grandes empresas tendem a abandonar serviços que demandam mais tempo e são menos rentáveis. Esse pode ser um bom nicho para as pequenas empresas — que ainda contam com pouca demanda e possuem horários disponíveis — aproveitarem para criarem estratégias de preços competitivos utilizando esses serviços para firmar seu nome no mercado. Dentre elas, as franquias de radiologia odontológica também podem aproveitar esse filão.
4. Precifique adequadamente
Ainda que na dica anterior tenhamos mencionado que aplicar preços competitivos é uma boa estratégia, deve-se ter cuidado para não entrar em uma “guerra de preços”. Ou seja, praticar o menor valor por muito tempo ou eternamente.
Isso porque, com essa postura, você não conseguirá oferecer um serviço de qualidade por muito tempo. Assim, a longo prazo pratique os preços de acordo com o mercado de franquias de radiologia odontológica.
5. Aposte no marketing digital também em franquias de radiologia odontológica
O futuro do marketing já chegou. A internet já é uma ferramenta essencial de divulgação. Veja as opções:
Redes sociais
Estar presente nas redes sociais — com perfis da sua unidade de franquia radiológica —, o fará estar em contato direto e constante com o seu público-alvo.
Site e blog
Invista em um site e em um blog. A própria franqueadora pode dar suporte quanto a isso ou já ter essa presença online e a compartilhar com os franqueados. Existem estratégias de marketing que fazem com que seu site apareça nas primeiras posições do Google, onde todos querem estar.
Criar uma lista de e-mail de clientes e potenciais clientes é uma tática fundamental, muito eficiente e econômica de auto divulgação. É possível obter o e-mail do cliente no momento do cadastro. E, do potencial cliente, de diversas formas, como fornecendo uma amostra grátis, com um cadastro em seu site, entre outros.
Com a lista de contatos em mãos, envie informativos, artigos do blog, promoções, entre outras ofertas. Todas essas formas de contato valorizarão sua marca.
Amostra grátis
O mundo digital fez até a amostra grátis se modernizar. Um e-book repleto de informações é uma nova forma de amostra grátis. Os benefícios já foram mencionados na tática acima.
6. Faça marketing tradicional
O marketing digital é o presente, mas a forma tradicional de divulgação não ficou no passado. Muito pelo contrário, ela continua sendo importante para todas as empresas, incluindo as franquias de radiologia odontológica. Por isso:
- Tenha cartões de visita.
- Participe de eventos.
- Crie estratégias de mídia.
- Faça divulgação tradicional com folders, banners, cartazes, entre outros.
7. Tenha uma equipe focada em atender bem
De nada adianta apostar em todas as dicas anteriores e ter, em sua clínica de radiologia odontológica, funcionários que não sabem lidar de forma respeitosa com o cliente (que no momento do atendimento é o paciente).
Por isso, sua equipe precisa entender que estar sempre de bom humor e ser cortês e educado com os pacientes é fundamental para fidelizá-los e atrair novos clientes. Ou seja, ela precisa saber que essa forma de atender também faz parte de uma estratégia de marketing. E isso incluí ser experiente e atenciosa, além de demonstrar profissionalismo e executar os serviços. Tendo em vista sempre primar pela qualidade, passando muita segurança aos clientes.
Lembre-se que são seus funcionários que “aparecem” para o seu cliente, que muitas vezes não chegará a conhecer você, o dono da franquia. Tenha em mente que bons profissionais ajudam a criar uma imagem positiva da empresa.
E atender bem também vale para os doutores que atuam na sua empresa. É claro que a capacitação é fundamental, já que os clientes saberão que estão sendo examinados por pessoas que estudaram bastante. Mas não adianta ter doutores em sua empresa se eles tratam os pacientes de forma ríspida.
8. Divulgue através dos seus clientes
Apostar em bom atendimento com a máxima eficiência e ser cortês em todos os momentos do atendimento (dica anterior), fará com que os próprios clientes da sua franquia de radiologia odontológica divulguem o seu negócio. Acredite: o boca a boca ainda é fundamental, e se for para falarem de você, que falem muito bem. Por isso, o atendimento precisa ser primoroso desde a entrada do paciente na sua clínica até o momento da entrega do resultado do exame.
Seus clientes ainda podem divulgar sua franquia por meio de compartilhamento em redes sociais (do link da sua clínica ou de seus posts em seu blog). Sim, seu cliente poderá estar fazendo marketing para você e nem saber disso!
Agora que você conheceu as dicas de marketing para franquias de radiologia odontológica, continue por dentro de todas as novidades da DVI Radiologia assinando a nossa newsletter!