Para quem deseja empreender com o mínimo de riscos possível, apostar no mercado de franquias é uma excelente ideia. Afinal, é muito mais seguro gerenciar uma marca que já está estabelecida no mercado do que começar uma do zero. Além disso, quem investe em uma franquia receberá todo suporte e assessoria quando houver necessidade.
Contudo, apesar de os riscos serem menores e de ter mais garantias e mais segurança ao investir, não se pode negar as adversidades do setor econômico que têm atingido diversos negócios.
Neste artigo, você vai saber a situação do mercado de franchising no Brasil e ficar impressionado com o incrível crescimento do mercado de franquias em 2018/2019. Ainda mostraremos as franquias mais procuradas, os riscos envolvidos e o faturamento nesse segmento. Confira!
Qual a situação do mercado de franquias no Brasil?
Segundo, André Friedhein, diretor da ABF (Associação Brasileira de Franchising) o setor de franquias começou 2019 com ótimas perspectivas —, mesmo diante de um cenário econômico negativo. Isso quer dizer que os empresários estão mais otimistas. Com isso, mais solicitações de franquias vão ocorrer esse ano.
Crescimento e faturamento
O último estudo constatou que o mercado de franquias cresceu 7% no 1º trimestre de 2019, bem maior quando comparado ao mesmo período de 2018, que foi de 5,1%. A associação está bastante otimista e espera que esse ano seja ainda mais promissor.
Para se ter uma ideia — e gerar otimismo nos dentistas com veia empreendedora — calcula-se um aumento de 11% no faturamento desse segmento — que já tem 2.800 redes no país, de acordo com a última estimativa calculada em 2018.
O que é ser um franqueado?
Ser um franqueado de um produto ou marca de sucesso não exime o empresário da responsabilidade de administrar bem o seu negócio. A gestão de uma franquia compreende muito mais do que apenas administrar as contas.
Um dos principais fatores que levam um empreendimento ao sucesso é o envolvimento do franqueado no processo de vendas, ou seja, ele deve se envolver e ver de perto o relacionamento da empresa com o público. Quanto maior sua disponibilidade de estar à frente dos negócios, maiores serão as chances de sucesso e fidelização de seus clientes.
Ter uma franquia envolve riscos?
O sistema de franchising apenas minimiza os riscos do negócio, mas em qualquer empreendimento existem contratempos. O comprometimento do empresário deve ser muito grande, visto que franquias não são 100% garantias de sucesso, mas é verdade que elas diminuem, consideravelmente, as margens de erro.
Quais as áreas de franquias que vão se destacar em 2019?
Apesar de haver franquias em todos os segmentos do mercado de franquias, as áreas de saúde, beleza e bem-estar estão ganhando bastante espaço. É cada vez mais comum vermos franquias de clínicas odontológicas, médicas, academias de ginástica e salão de beleza.
Isso tem a ver com as mudanças de hábitos das pessoas, que hoje se preocupam bastante com a saúde, o bem-estar e a estética. Essa busca levou os empreendedores a investirem mais nessas áreas, que são mais procuradas pelos consumidores.
No entanto, o que podemos perceber é a grande quantidade de franqueadores de clínicas médicas e odontológicas. Sim, a medicina e a odontologia são destaques quando falamos em franchising. Por isso, muito empreendedores estão vendo nesses segmentos boas oportunidades de empreendimentos lucrativos.
E vale ressaltar que mesmo que o empresário exerça atividades que nada tenha a ver com saúde, ainda assim é viável gerenciar uma empresa nessa área por meio do franchising.
Quais são os benefícios de investir em uma franquia de clínica odontológica?
A franquia possibilita uma série de vantagens para o franqueado, que começa pela redução de riscos. Confira!
Modelo de negócio testado e aprovado pelo consumidor
Talvez a maior vantagem de abrir uma franquia de clínica odontológica seja o fato do modelo já ter sido testado e ser conhecido pelos consumidores. Certamente, os riscos e as dificuldades iniciais, inerentes a qualquer empreendimento que está começando, diminuem consideravelmente. Mais um motivo por ser um sucesso no mercado de franquias.
Abrir um negócio por conta própria, em especial na área de saúde, é uma tentativa no escuro que gera muita ansiedade e percepção de risco que envolve empreender. Com o franchising, a coisa é diferente, existe todo um cuidado com assessoria e suporte de gestão, principalmente para aqueles que não têm experiência.
A negociação com fornecedores é feita pelo franqueador
Montar uma clínica odontológica requer investir muitos recursos na compra de equipamentos, o que compromete grande parte do orçamento do empreendedor. No entanto, esse problema pode ser amenizado no sistema de franquias.
É comum que o contato e negociação com os fornecedores seja feito pela franqueadora que faz grandes encomendas para toda a rede de acordo com as necessidades de cada filial. Assim, é possível conseguir preços mais justos, descontos e condições especiais de parcelamento.
Suporte nas questões gerenciais
No sistema de franquia o franqueado recebe um suporte de gestão. São fornecidas orientações de mercado e instruções de como montar o estabelecimento. Esse suporte é fundamental para a abertura de qualquer estabelecimento, principalmente para os dentistas que não tem experiência no ramo.
O franqueador indica os prestadores de serviço
O franqueador fornece assessoria ao franqueado em vários aspectos. Ele indica os melhores prestadores de serviço, orienta na escolha do melhor ponto e auxilia nas questões burocráticas e legais.
Além disso, o franqueador oferece capacitação a todos os funcionários, principalmente nas questões relativas à informatização. Oferece treinamentos para que a equipe comece bem preparada. E isso é um grande diferencial para quem adentrar no mercado de franquias.
Como está o mercado odontológico no Brasil?
O mercado odontológico está em constante alta, principalmente se usarmos a pesquisa feita pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) que revelou que nove em cada dez brasileiros declararam a importância de ir regularmente ao dentista.
Outro dado que confirma a importância do mercado odontológico é o Brasil ocupar a terceira posição no ranking de maiores mercados voltados à higiene bucal.
Sendo assim, a perspectiva para os próximos anos é ainda mais positiva e a necessidade dos serviços odontológicos tendem a aumentar. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo), anualmente, 800 mil implantes odontológicos, em média, são feitos no Brasil, além da colocação de milhares de próteses dentárias.
As clínicas odontológicas fazem parte do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar e de acordo com a ABF ele faturou R$ 7,7 bilhões no terceiro trimestre de 2018. Um crescimento estimado de 9,7% sobre o anterior no mesmo período.
Como você conferiu neste artigo, abrir uma franquia de serviços odontológicos requer cuidados, afinal é um empreendimento como outro qualquer. No entanto, considerando-se que é um segmento em ascensão, as possibilidade de sucesso são excelentes, ainda mais por poder contar com a assessoria do franqueador!
Gostou deste post, interessou-se pelo mercado de franquias? O que acha, então, de conhecer mais de perto a franquia da DVI Radiologia, uma ótima alternativa no ramo de franchising!