Várias são as razões que levam uma pessoa a optar por uma carreira na odontologia. E uma delas, certamente, é a ampla gama de possibilidades de vertentes de trabalho. Mas essa quantidade de opções também pode gerar a dúvida de qual dessas carreiras seguir.
Além disso, quem já está se formando costuma ter uma outra questão em mente: monto um consultório próprio ou trabalho para alguém? Você se identifica com esse dilema? Então este texto é para você.
Continue lendo e veja 10 opções de carreira na odontologia e sinta-se seguro em escolher o melhor caminho para seguir.
As 10 opções de carreira na odontologia
1. Dentística restauradora
Esse profissional é o responsável por restaurar e restabelecer o formato e as funções dos dentes. Ele ainda realiza procedimentos de correção da estética dental e de clareamento.
2. Endodontia
Essa carreira na odontologia é a responsável por realizar o popular tratamento de canal. O dentista trata as lesões e as doenças dos nervos e da raiz dos dentes.
3 Ortodontia
Este profissional é muito conhecido pela população por colocar aparelhos ortodônticos para fazer a correção da posição dos dentes. Mas o ortodontista ainda altera a mordedura do paciente, trata e previne problemas de crescimento e amadurecimento facial e da arcada dentária.
4. Implantodontia
Implantar pinos e próteses dentárias visando restaurar espaços com ausência de dentes é o trabalho do dia a dia do implantodontista.
5. Traumatologia e Cirurgia Buco-Maxilo-Facial
Costumam optar por essa carreira na odontologista os profissionais que se interessam pela área cirúrgica facial. Ele diagnostica lesões e faz cirurgias para recuperar o aparelho mastigatório.
6. Odontopediatria
O odontopediatra é, sem dúvida, um profissional que gosta de criança e é uma pessoa muito paciente, já que as crianças costumam ser de difícil trato nas cadeiras dos dentistas.
Contudo, é gratificante cuidar de dentes jovens e trabalhar orientando as crianças para que seus permaneçam saudáveis por toda a vida.
Este profissional ainda ajuda a tirar todas as dúvidas dos pais sobre a troca dos dentes decíduos (os populares dentes de leite) e também sobre como fazer a escovação correta.
Uma vertente mais recente é acompanhar a dentição antes mesmo do nascimento do bebê.
7. Setor público
Atuar no setor público é uma boa oportunidade para pra quem acabou de sair da faculdade e para os odontólogos que desejam segurança no emprego e estabilidade na carreira. As oportunidades para os profissionais estão nas três esferas do setor público:
- Federal: SUS – Sistema único de Saúde e programas como o Brasil Sorridente.
- Estadual: secretarias estaduais da saúde.
- Municipal: postos de saúde e prefeituras.
9. Clínica radiológica odontológica
As clínicas de radiologia estão em ascensão em todo o país, sendo uma excelente oportunidade para quem vai empreender agora. Através de equipamentos cada vez mais modernos e sofisticados, é possível saber o que acontece com muita precisão na boca do paciente sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica.
A Radiologia Odontológica se vale das técnicas radiológicas na obtenção de imagens para posterior análise e diagnóstico de problemas da face e dos dentes.
10. Abrir uma franquia odontológica
Uma outra excelente opção de carreira na odontologia é montar uma franquia odontológica. Esse modelo de negócio para o dentista está em alta e apresenta excelentes índices de faturamento e expressão no mercado.
Ao empreender em uma franquia de radiologia odontológica o profissional contará com a vantagem de ter o apoio total da franqueadora, além de sua infraestrutura completa.
Dessa forma, o franqueado não precisará ter conhecimentos profundos sobre empreendedorismo e negócios, pois o franqueador suprirá essa carência. Para isso, ele dará todo o treinamento e suporte necessários.
Além disso, a empresa ainda dispõe de todo o conhecimento sobre o negócio. Com isso, ela consegue auxiliar o franqueado na melhor escolha do local para abrir a franquia, bem como no plano de marketing e em outras questões.
Outra grande vantagem da franquia em relação a outros tipos de negócio é apresentar menor risco. E isso se deve ao reconhecimento da marca pelos clientes e fornecedores. Assim, os resultados costumam ser mais satisfatórios e com maior chances de lucratividade.
E se quem montar a franquia for um recém-formado, ele terá a grande oportunidade desse tornar referência no mercado muito mais rápido do que se fosse empreender sozinho. O resultado é a maior facilidade de conquistar uma clientela.
Além das citadas o ramo da pesquisa, bem como a carreira acadêmica também oferecem ótimas oportunidades Brasil a fora.
As 2 possibilidades: trabalhar para alguém ou por conta própria
Trabalhar para alguém
É evidente que essa é uma ótima opção para formandos que não têm condições têm condições financeiras de montar um negócio próprio.
Vantagens
E muitos profissionais com alguns anos de profissão se adéquam a essa forma de trabalhar, justamente, por não exigir certas responsabilidades nem tampouco os investimentos financeiros de uma clínica.
Desafios
No entanto, como acontece em qualquer emprego, o dentista que pretende atuar como empregado, depende do interesse do dono da clínica em contratá-lo. Além disso, existe a inegável maior dificuldade em alcançar estabilidade financeira e profissional.
Assim, é necessário pesar as vantagens e dificuldades que essa opção de carreira na odontologia pode trazer.
Ter o próprio consultório ou clínica
Para atuar em um consultório próprio, o dentista pode trabalhar como autônomo ou montar uma clínica, estabelecendo uma empresa.
Vantagens
Existe uma possibilidade muito maior de ganhos financeiros, a depender, evidentemente, da capacidade de atendimento e gerenciamento do profissional. Fazer os próprios horários é outro grande atrativo para os dentistas.
Desafios
Nestas duas possibilidades de carreira na odontologia, o profissional precisa possuir bons conhecimentos em gestão, administração e em finanças. Isso será imprescindível para o empreendimento alcançar o êxito.
O profissional liberal deve atentar para os vários aspectos burocráticos necessários para que a clínica funcione de forma regulada. Assim, é preciso providenciar:
- registro na prefeitura;
- alvarás da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros;
- realização do cadastro junto ao CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde), entre outros.
Aqui se faz absolutamente necessário um parênteses. Se a clínica for uma franquia odontológica, esses desafios burocráticos são bem menores. Isso porque, o franqueador dá todo o suporte gestacional necessário para que você abra a sua própria franquia.
Por fim, para a opção de carreira na odontologia como profissional independente é necessário considerar, ainda, que a remuneração fica vinculada à quantidade de atendimento e ao valor cobrado.
Com isso, muitos dentistas autônomos têm dificuldades em dar a si próprio um período para descansar. Assim, muitos adiam férias e não tiram folga.
Concluímos dizendo que a odontologia continua sendo uma área muito promissora e das que proporcionam maior retorno financeiro aos profissionais. Faça uma boa escolha! Esperamos que as informações tenham sido relevantes e que você esteja mais bem preparado para impulsionar sua carreira na odontologia.
Gostou do texto? Então pode se interessar por esse também: 7 dicas para atrair pacientes para seu consultório odontológico.