Diante da nova estrutura de mercado em todos os setores, do avanço da tecnologia, do marketing e da demanda por serviços de saúde e estética bucal, a odontologia está se reinventando e, com ela, os negócios para quem deseja empreender em odontologia.
Os novos modelos de negócio nascem de uma visão mais empresarial e menos atrelada ao velho padrão da odontologia. Nesse novo cenário, o dentista, que antes apenas se ocupava (e se preocupava) em atender seus pacientes, agora também precisa ser empresário. Com essa nova visão, surgem novas oportunidades de ganhos financeiros e novos horizontes profissionais.
É com essa visão, que apresentamos três novos modelos de negócio para quem deseja empreender em odontologia. Acompanhe!
1 – Clínica particular de odontologia compartilhada (coworking) com radiologia
O conceito de coworking como um ambiente de espaço compartilhado de trabalho está se ampliando. Em vez de várias pessoas sentadas lado a lado, trabalhando em seus laptops, o coworking ganha novo sentido, em espaços ainda maiores e equipados.
Uma clínica odontológica compartilhada é um bom exemplo desse novo tipo de espaço.
Se você é um especialista em periodontia, por exemplo, poderá firmar apoio mútuo com dentistas que se especializaram em outras áreas. E nesse formato não estamos citando uma clínica com um ortodontista, um cirurgião dentista e um periodontista. É possível ir além.
Por exemplo, reunir diversas especialidades odontológicas, incluindo técnicos em próteses dentária (facilitando a ida e vinda dos moldes dos seus pacientes) e radiologistas.
2 – Clube de “assinatura” para dentistas
O modelo de clube de assinaturas para adquirir uma caixa surpresa com produtos do interesse do cliente, como alimentos orgânicos ou certos tipos de cosméticos já está bastante difundido no mercado. Mas a ideia agora está começando a ser usada também para serviços contratados previamente, por meio de um pagamento mensal.
No ramo da odontologia, por exemplo, a novidade funciona por meio de conhecimento prévio das necessidades do paciente. A partir daí, os dentistas podem dispor de kits de serviços que possam ser utilizados pelos pacientes periodicamente. O profissional também pode fazer parcerias com marcas de produtos odontológicos, como escovas, cremes e fios dentais, para que eles patrocinem esses kits.
Por exemplo, o dentista pode enviar aos pacientes caixas com produtos para serem utilizados durante seis meses. Com um convite lembrete para o paciente retornar ao consultório em seis meses para receber seu novo kit, no mesmo dia em que fizer sua limpeza semestral e check-up da saúde bucal.
3 – Franquia de radiologia odontológica
Para quem deseja empreender em odontologia, uma das vantagens da franquia odontológica é a credibilidade no mercado. Assim, em vez de ter como concorrente várias clínicas e consultórios espalhados pela cidade, ele se firma com uma marca que já possui nome e uma presença consolidada no mercado.
Ainda no segmento de franquias, existe algo ainda mais recente: a franquia de radiologia odontológica.
A franquia em odontologia desponta como um bom modelo de negócio, que traz vantagens na captação de clientes, nos processos de orçamentos e nas negociações em geral. Essa é uma opção melhor consolidada para quem busca uma garantia do retorno do seu investimento (ROI).
4 – Clínica e consultório odontológicos com Business Model Canvas
Qualquer que seja a ideia escolhida para empreender em odontologia, ou mesmo se você deseja abrir um consultório odontológico tradicional, esse modelo de negócio se aplica a você. Ao estruturar a sua empresa com o Business Model Canvas, cada parte do planejamento ficará muito mais fácil de ser visualizado e concluído.
A técnica “Canvas” foi criada pelo teórico da administração Alexander Osterwalder, para guiar e orientar os empreendedores que vão abrir um negócio em qualquer área. Trata-se de um mapa composto por nove blocos, em que cada um representa uma parte do planejamento de um determinado negócio.
Os blocos que fazem parte de um modelo Canvas são:
- relacionamento com clientes;
- canais de comunicação;
- segmento de clientes;
- recursos principais;
- estrutura de custo;
- proposta de valor;
- atividades-chave;
- fontes de receita;
- parcerias-chave.
Aplicando o modelo canvas em clínicas odontológicas para empreender em odontologia
Completar cada uma das nove caixas do canvas é muito útil para quem vai empreender em odontologia. Isso porque, com o modelo, a estruturação dos negócios ficará mais fácil, bem como a obtenção do sucesso na administração da sua clínica ou consultório.
Esse modelo pode facilitar a vida dos dentistas que, em geral, não têm no currículo da graduação conteúdos voltados à administração. Com o canvas, eles conseguirão tocar seus negócios com muito mais fluidez e segurança.
Não se esqueça de que inovar é também agregar valor ao serviço que é entregue ao cliente. Essa inovação é a grande responsável por criar empresas gigantescas e em uma velocidade muito rápida.
Agora que você já conhece quatro novos modelos de negócios para você empreender em odontologia, aproveite para ler também o artigo: 5 passos para ter uma carreira em odontologia com qualidade de vida.