Telerradiologia odontológica: entenda o que é e se vale a pena para sua clínica

O uso da telerradiologia odontológica é bastante recomendado para as clínicas e consultórios de dentistas. Com esse recurso, você poderá prestar um atendimento mais ágil e qualificado aos seus pacientes.

Por se tratar de uma tecnologia relativamente nova, no entanto, é comum que muitos profissionais tenham dúvidas sobre os serviços de telerradiologia.

O objetivo deste artigo, portanto, é fazer com que você entenda o que é a telerradiologia odontológica e se vale a pena investir nesse serviço para a sua clínica. Vamos lá?

O que é a telerradiologia odontológica?

Podemos definir a telerradiologia odontológica como uma especialidade da teleodontologia que serve para compartilhar informações como imagens e laudos de exames a distância.

O compartilhamento, no entanto, precisa seguir uma série de padrões e protocolos. Não é uma simples troca de e-mails, por exemplo.

Entre outras coisas, as plataformas de telerradiologia precisam utilizar o formato DICOM, um padrão que permite que os exames de raio-X possam ser abertos em qualquer computador ou dispositivo com software leitor desse tipo de conteúdo.

telerradiologia odontológica

Como a telerradiologia para exames odontológicos funciona?

O funcionamento da telerradiologia odontológica é bastante simples e prático. Para isso, o consultório ou clínica precisa contratar uma empresa que preste esse tipo de serviço.

As empresas de telerradiologia contam com radiologistas especializados em seu quadro de colaboradores. Esses profissionais altamente competentes fazem a elaboração dos laudos a distância.

Uma vez que o serviço for contratado, o dentista ou técnico em radiologia faz a coleta das imagens dos exames dos pacientes na clínica.

Em seguida, envia as imagens para a empresa de telerradiologia, por meio de um software totalmente seguro.

Na empresa de telerradiologia, os radiologistas recebem as imagens, analisam-as de forma criteriosa e elaboram os laudos dos exames. Em seguida, usando a mesma plataforma, encaminham os resultados dos exames.

Tudo isso de forma rápida, prática, eficiente e sem que você tenha a necessidade de contar com um radiologista trabalhando in loco na sua clínica.

Quais são as principais vantagens da telerradiologia odontológica?

Quando uma clínica contrata os serviços de telerradiologia odontológica, logo percebe uma série de vantagens. Confira, logo abaixo, algumas das principais!

Diminuição de gastos

A telerradiologia odontológica proporciona uma redução de custos significativa para as clínicas. Afinal, quando os estabelecimentos de saúde bucal contratam esse serviço, não precisam mais ter um radiologista atuando no local.

Assim, não será mais necessário arcar com os salários desses profissionais, as obrigações trabalhistas, férias e 13º salário etc.

Pagamento por demanda

Algumas das empresas de telerradiologia odontológica cobram os serviços por demanda e não por mensalidade.

Isso quer dizer que você não precisará desembolsar todos os meses determinada quantia para usar o serviço. Será cobrada apenas um valor pré-determinado para cada exame que for laudado.

Elaboração de laudos com agilidade

Ao investir nos serviços de telerradiologia odontológica, você poderá ter a certeza de que os laudos dos exames de imagem serão elaborados com agilidade.

Dessa forma, você poderá agilizar tratamentos que exigem a análise de exames, como as cirurgias e colocação de aparelho ortodôntico.

Atendimento em épocas de férias e feriados

As empresas de telerradiologia, geralmente, não param de trabalhar em períodos de férias e feriados.

Dessa forma, se você precisar atender pacientes de forma emergencial nessas épocas e eles precisarem fazer exames, poderá contar com o serviço. 

Para os dentistas 24 horas, sem dúvidas, essa é uma excelente oportunidade de prestar um serviço ainda mais completo aos pacientes.

Como escolher uma empresa de telerradiologia odontológica?

Ao escolher uma empresa de telerradiologia odontológica para firmar parceria com a sua clínica, alguns critérios precisam ser observados. Veja quais são eles, na sequência!

Verifique se o serviço de telerradiologia oferece treinamentos e suporte

Antes de contratar uma empresa de telerradiologia, é uma boa prática verificar se a empresa oferece o treinamento adequado e o suporte online ou telefônico.

Assim, a sua equipe pode ter a certeza de que será orientada corretamente sobre como utilizar a plataforma da melhor maneira.

Veja se o serviço cumpre os requisitos da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) multa as empresas que compartilharem dados de terceiros, como os seus pacientes, em até 2% do faturamento total da pessoa jurídica.

Para evitar esse rombo financeiro no seu orçamento, é importante verificar se o serviço a ser contratado está em conformidade com a legislação.

Analise os critérios de segurança da informação

Também é relevante que a clínica analise os critérios de segurança da informação do sistema utilizado pela empresa de telerradiologia.

O programa precisa ser totalmente criptografado, para evitar que seja facilmente acessado por hackers e ter as informações sequestradas ou vazadas, por exemplo.

O que você achou sobre o serviço de telerradiologia odontológica? Acha que é um bom investimento para a sua clínica? Reflita sobre o assunto e tire as suas próprias conclusões!

Caso tenha alguma dúvida, sinta-se à vontade para deixar um comentário no espaço abaixo. Responderemos o mais breve possível!

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário